Inventário sobre resíduos sólidos


04/06/2009 17:57

Compartilhar:


Em pronunciamento à tribuna de Assembleia, na terça-feira dia 3/6, o deputado Ed Thomas (PSB) falou sobre a edição de 2008 do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares. "Na qualidade de membro efetivo da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, tive a oportunidade de estudar, com atenção, o inventário elaborado pela Cetesb", explicou.

Ed Thomas destacou a quantidade de resíduos sólidos dispostos adequadamente, que dá conta de um aumento de 10,9% do total gerado, em 1997, para 81,4%, em 2007. "Para tanto, a Cetesb, a Secretaria do Meio Ambiente e o governo do Estado não economizaram recursos técnicos, financeiros e materiais, e cerca de 80 municípios foram beneficiados em 2008, com verbas para a aquisição de caminhões coletores, compactadores de lixo, pás carregadeiras, retroescavadeiras e equipamentos afins".

O deputado também destacou a atuação do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), que repassou R$ 13 milhões a 80 municípios, em 2008, e R$ 6 milhões a 36 municípios, em 2009, até o presente momento. Registrou ainda a ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e da Cetesb, que já instituiu 21 projetos estratégicos, como o Projeto Lixo Mínimo. "É reconfortante constatar a preocupação e as ações empreendidas pelo governo de São Paulo através das suas competentes secretarias".



edthomas@al.sp.gov.br

alesp