Deputado pede explicações sobre critérios da TV Cultura para extinguir equipe de esportes


12/04/2006 18:48

Compartilhar:


O deputado Afanasio Jazadji (PFL) protocolou na Assembléia Legislativa um requerimento exigindo explicações ao secretário da Cultura do Estado, João Baptista de Andrade, sobre os critérios adotados pela TV Cultura para extinguir a equipe de esportes da emissora, integrada por mais de 20 profissionais, sob a chefia do jornalista Flávio Adauto.

De acordo com Afanasio, a decisão de pedir informações vem do fato de alguns telespectadores terem reclamado contra o fim das transmissões de jogos de futebol pela emissora, além de circularem rumores de que a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura e ligada ao Governo do Estado, teria sofrido pressão de um jornalista esportivo de conhecida trajetória como patrulheiro ideológico: José Carlos Amaral Kfouri, vulgo "Juca" Kfouri, hoje comentarista na ESPN Brasil, Rádio CBN e Folha de S. Paulo.

Para o deputado, é dever do secretário esclarecer o que houve: "A TV Cultura é um bem dos cidadãos de São Paulo. Temos de acabar com esse negócio de a emissora ficar como um joguete nas mãos de políticos e de jornalistas oportunistas. Uma hora, acabam com uma equipe inteira de esportes, por capricho ou interesse de patrulheiro. Outra hora, surge o ouvidor da TV Cultura, o jornalista Oswaldo Martins, pedindo o fim do Departamento de Jornalismo naquele canal. O que querem? Cabe ao secretário informar à população e esclarecer o papel de patrulheiros e ouvidores".

Afanasio disse que o povo de São Paulo espera esclarecimentos, com rapidez e clareza.

deputadoafanasio@al.sp.gov.br

alesp