Deputado faz campanha pelo voto consciente

Prazo para jovem tirar título de eleitor termina em 8 de maio
25/04/2002 10:45

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) está realizando uma campanha de esclarecimento aos jovens que completam 16 anos até o dia das eleições para que eles tirem os seus títulos de eleitores, pois o prazo vencerá no próximo dia 8 de maio.

Obrigatório para quem tem mais de 18 anos, e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, o título de eleitor é um documento imprescindível para todo cidadão, lembra o parlamentar. Formalmente exigido em diversas situações, a apresentação deste documento é essencial para prestar concursos públicos ou buscar o primeiro emprego, por exemplo.

O parlamentar lembra que para tirar o título é preciso levar um documento de identidade ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa. São aceitos ainda a carteira de trabalho e a certidão de nascimento. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem um telefone de plantão para esclarecimentos: (11) 3277 10 33.

Arnaldo Jardim considera fundamental a participação dos jovens no processo democrático das eleições. "O voto é um exercício de cidadania que coloca no dia da eleição o jovem em igualdade com qualquer outro cidadão, pois ele é único e intransferível."

alesp