Relator da CPI das Financeiras questiona legalidade nas operações do banco HSBC no país

Banco poderia estar ligado à evasão de divisas
26/04/2002 10:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Salvador Khuriyeh (PSB), relator da CPI das Financeiras, tem dado prosseguimento a seus trabalhos na comissão, que investiga, entre outros assuntos, a entrada supostamente irregular do HSBC no Brasil, em 1997. Na última reunião da comissão, Khuriyeh solicitou que se chamasse para depoimento o diretor-executivo do HSBC do Brasil, Franklin Lawson, além do presidente do Bamerindus na época, José Andrade Vieira, banco esse incorporado pelo HSBC.

Segundo o deputado Salvador Khuriyeh, há indícios muito fortes de irregularidades nas operações do HSBC no país. A ilegalidade na operação estaria na vinculação do HSBC ao extinto Hexabanco, que é apontado como responsável pelo desaparecimento de altas somas de dinheiro de diversos clientes em paraísos fiscais.

O HSBC tinha participação acionária no HKB, que veio a se chamar Hexabanco após transferência acionária de uma holding do HSBC, um dos controladores do HKB, para outro controlador, a Prime, de propriedade de Ivan Yung, quando o Banco Central já tinha identificado gestão temerária da Prime e do Hexabanco

A CPI apurou também que o Proer financiou com mais de R$ 3,3 bilhões a privatização do Bamerindus, absorvido pelo HSBC em 1997, que recebeu mais R$ 5,5 bilhões para efetivar a compra do banco brasileiro.

alesp