Projeto institui Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce


10/12/2008 17:21

Compartilhar:


O líder do PRB na Assembléia Legislativa, deputado Gilmaci Santos, apresentou, no dia 10/12, projeto de lei que institui a Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce no Estado de São Paulo. A iniciativa visa promover encontros, grupos de debates, seminários e aulas de orientação sobre prevenção à gravidez e esclarecimentos sobre concepção e conseqüências da gestação precoce.

"A gravidez na adolescência envolve questões importantes de ordem emocional, social e, principalmente, de saúde, por isso tornou-se um problema de saúde pública no Brasil. Hoje, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Por ano, são mais de 700 mil partos em uma parte significativa da população nessa faixa etária", explica Gilmaci Santos.

Aprovada a proposta, a Campanha de Prevenção deverá ser realizada no mês de maio em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.

"A intensa divulgação dos métodos contraceptivos não está impedindo que jovens engravidem cada vez mais cedo e uma menina de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Daí a importância de colocar o assunto para ser discutido nas escolas públicas entre os próprios adolescentes conscientizando-os dos riscos da gravidez precoce", conclui o parlamentar.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp