OPINIÃO: Quando mudar é preciso


18/03/2005 16:41

Compartilhar:


Há muito tempo a política entrou na minha vida, fruto da necessidade de defender direitos, propor novos rumos para a solução de problemas, sempre ao lado de quem confia em mim. Hoje, como deputado estadual, sei, mais do que nunca, que meu mandato é daqueles que me elegeram, não meu. Todas as minhas atitudes devem ser pensadas e compartilhadas com o povo paulista. Por isso, presto contas mais uma vez.

Elegi-me pelo Partido Popular Socialista, agremiação que conta com defensores da plenitude democrática em nosso Estado e no nosso país, como os nobres companheiros da bancada na Assembléia Legislativa paulista, aos quais agradeço a acolhida e os ensinamentos sobre o trabalho parlamentar. Agradeço ao presidente nacional do partido, o deputado federal Roberto Freire, pela garra, dignidade e a grandeza com que conduz essa missão; e, principalmente, ao meu amigo, ministro Ciro Gomes, que me fez acreditar que eu poderia contribuir muito na luta pela igualdade e justiça social. Impossível citar todos os amigos e mestres que encontrei no PPS. São companheiros que muito me ensinaram, e sempre os terei no coração.

Defendi com unhas e dentes os princípios do partido, de trabalhar incansavelmente em prol da ética na política e na garantia dos direitos dos cidadãos. Por isso fiquei tantos anos em suas fileiras. Fui recebido como um filho. Sob essa bandeira, cresci como político e ser humano. A esses companheiros devo muito e sempre serei grato.

Mas, com respeito e admiração, sou como um filho que já atingiu a maioridade e percebe que deve buscar seu próprio caminho, voar com as próprias asas, conquistar espaços. Por isso deixo o PPS. Aprendi que fidelidade partidária é um caminho de duas vias. Temos que acompanhar o partido e o partido nos acompanhar.

Em minha vida pública, como policial, delegado e deputado, sempre gostei de desafios. Mais um se descortina. É com muita responsabilidade que ingresso no Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do mestre Ulysses Guimarães, o Senhor Democracia; do presidente do PMDB, deputado federal Michel Temer; do sempre governador Orestes Quércia; de companheiros com os quais comporei a bancada na Assembléia paulista: o nosso primeiro vice-presidente, deputado Jorge Caruso, o nosso líder deputado Baleia Rossi e companheiro, o deputado Geraldo Lopes e tantos outros que, como eu, acreditam na política como um poderoso instrumento de conquistas sociais.

Sempre acompanhei, com enorme admiração, o trabalho dessas pessoas. Não é fácil defender os ideais da primeira agremiação política a lutar pela redemocratização do país, a se posicionar contra aqueles que, com a força dos coturnos e de mordaças, tentaram calar o povo brasileiro. Muitos tombaram nessa luta, mas deixaram um legado inestimável para que outros, como eu, continuemos essa missão.

Chego com humildade e com muita vontade de aprender e trabalhar. Coloco-me à disposição do partido para o que der e vier. Serei um soldado militante para todas as horas e todas as batalhas. Trago determinação e muitos sonhos que, com certeza, serão abraçados por todos do PMDB. Tenho certeza de que, no partido, encontrarei o espaço que busco para defender meus ideais.

Por fim, quero relembrar que minha crença maior é na força que vem dos que nos escolheram como seus representantes. Por isso busco esse novo caminho: para concretizar sonhos. Afinal, o sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas quando sonhamos juntos é realidade!

*Romeu Tuma Júnior é deputado estadual.

alesp