Caça-níqueis podem virar equipamentos educacionais


27/06/2008 18:42

Compartilhar:


Reprogramar as máquinas de caça-níqueis apreendidas pela polícia e destiná-las às escolas do Estado. É isso que prevê o Projeto de Lei 827/2007, aprovado na última semana pela Assembléia. O autor do projeto, Carlinhos Almeida (PT) diz que as máquinas caça-níqueis podem se transformar em ferramenta educacional, como já acontece em Criciúma (SC), ou Itapevi, no interior de São Paulo. Ainda segundo o deputado, "nestas cidades, as máquinas apreendidas pela polícia foram adaptadas para serem usadas em escolas públicas com jogos que testam o conhecimento em língua portuguesa e em outras áreas".

Os equipamentos, que normalmente são destruídos ao final dos processos judiciais, ficam ainda por muito tempo guardados em delegacias e fóruns, ocupando espaço e atrapalhando o trabalho dos servidores da polícia e do judiciário. O governo do Estado poderá celebrar convênios com o Poder Judiciário, prefeituras, Receita Federal, Justiça Federal e instituições de ensino público para o reaproveitamento dos equipamentos.

Os convênios poderão incluir ainda a destinação de outros equipamentos apreendidos pela polícia que possam ser utilizados com objetivos educacionais. "Os equipamentos podem ganhar um novo design, com um teclado acoplado, aproveitando os componentes das máquinas. Em Criciúma cerca de 170 máquinas caça-níqueis já foram adaptadas e cedidas às escolas", diz Carlinhos. "Além de destinar para um objetivo útil equipamentos que seriam invariavelmente destruídos, é possível colaborar para melhorar a qualidade do ensino", finaliza.



carlinhos@carlinhos.org.br

alesp