Deputada aciona MP para investigar morte em acidente de trabalho


23/06/2008 10:16

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer a participação do Ministério Público na investigação da morte de Josailton Luciano Souza dos Santos, de 41 anos, no Parque Industrial de Cubatão. No dia 10/6, o operador morreu após ser atingido por barra de ferro de aproximadamente 300 quilos. Casado, deixou esposa e dois filhos.

"O Parque Industrial de Cubatão tem cruel histórico de mortes e acidentes. Temos que reagir a essa situação. A adoção de medidas preventivas deve ser prioridade", lamenta Maria Lúcia.

O acidente ocorreu na área da Cosipa, em terreno alugado pela metalúrgica à Brastubo Construções Metálicas Ltda. Josailton era funcionário da empresa Ponto de Apoio Serviços Terceirizados e foi encontrado com ferimentos nas costas e na testa. As marcas nas costas teriam sido causadas pela barra de ferro. O operador foi levado ao posto médico da Cosipa com vida, mas não resistiu.

O investigador-chefe da delegacia-sede de Cubatão, Acácio Pitta, já apurou alguns detalhes sobre a rotina de trabalho da vítima. Com um controle remoto, que aciona uma ponte rolante, o trabalhador movimentava tubos transportados por barra de ferro de aproximadamente 300 quilos, sustentada por cabo de aço com ganchos nas pontas. Conforme o cabo enrola, a barra sobe. As primeiras investigações dão conta de que o cabo rompeu-se por ter sido puxado além do limite, quando estava sendo enrolado para levantar a barra de ferro. O Sindicato dos Metalúrgicos informou que a vítima foi atingida por uma peça que estaria sendo suspensa de forma irregular. O acidente não teve testemunhas.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp