Deputado se reuniu com promotor para tratar do acidente na linha 4 do metrô


24/01/2007 16:21

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) reuniu-se com o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Carlos Amim Filho, na última segunda-feira, 22/1, e pediu urgência às investigações do Ministério Público sobre o acidente da linha 4 do metrô.

Após representação do deputado encaminhada em abril de 2006, que solicitava apuração dos riscos à segurança e integridade física da coletividade na execução das obras da linha 4, o Ministério Público instaurou inquérito civil para verificação.

"Agora, diante dos fatos ocorridos, o MP tem que agir com mais rapidez para que as causas sejam apuradas, os culpados punidos e, principalmente, para que os erros sejam corrigidos a fim de se evitem novas tragédias como a que aconteceu no último dia 12", afirma Simão Pedro.

Comissão de Serviços e Obras

O presidente do Metrô, Luiz Carlos Frayze David, foi convidado pela Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa para uma audiência pública, onde autoridades e técnicos do Metrô serão questionados sobre as possíveis causas do acidente na linha 4 e as providências que deveriam ter sido tomadas, bem como o que deve ser feito daqui para a frente.

"A transparência dos fatos e a certeza da apuração têm que ser garantidas. Os cidadãos esperam isso das autoridades diretamente envolvidas e o Legislativo não pode ficar omisso, tem que cobrar explicações", argumenta o deputado.

Para a audiência pública estão sendo convidados técnicos especializados e entidades da sociedade civil organizada.

A Comissão de Serviços e Obras pediu resposta do secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, ao ofício encaminhado por Simão Pedro em dezembro de 2005, que trata dos acidentes ocorridos anteriormente.A Comissão ainda requereu ofício para que sejam encaminhados ao Legislativo todos os contratos entre o Metrô e o Consórcio Via Amarela, projetos e cronograma físico- financeiro da obra da linha amarela.

alesp