Audiência sobre transporte de massa na Baixada Santista


20/05/2004 16:25

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Discutir a importância da implantação de um sistema de transporte de massa para integrar a Região Metropolitana da Baixada Santista. Esse é o objetivo da audiência pública promovida pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que debaterá o tema "Transporte Metropolitano de Massa: Tim, VLT ou VLP?". O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro, confirmou sua presença.

O evento vai acontecer no dia 21 de junho, às 10h, na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emerich, 1.195, Parque Bitaru).

Em 1999, o governo Estadual extinguiu o Trem Intrametropolitano (Tim). Desde então, foram várias idas e vindas com o projeto de implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície. "Depois de cinco anos de promessas, continuamos na estaca zero, o Governo do Estado alega falta de recursos e desinteresse da iniciativa privada", afirma a deputada.

Em visita à Praia Grande, no dia 30/3, o secretário Jurandir Fernandes levantou polêmica ao defender um sistema de ônibus articulados e bi-articulados em substituição ao VLT. O sistema proposto pelo secretário é o de Veículos Leves sobre Pneus (VLP), que trafegaria numa faixa exclusiva, aproveitando o mesmo percurso já delineado pelos trilhos ferroviários que cortam a região. "Até quando vamos esperar soluções milagrosas, sem que nada de prático seja concretizado", indaga Prandi. "É fundamental que as discussões teóricas resultem em ações concretas, que se reflitam na melhoria da qualidade de vida das pessoas", conclui a deputada.

Defensora do transporte ferroviário, Maria Lúcia Prandi sustenta que a Baixada Santista sofreu perdas "irreparáveis" nos últimos anos com a extinção da linha de trens entre Santos e a Capital. Na opinião da deputada, o golpe derradeiro foi a extinção do Tim, em 1999.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp