Da Tribuna


13/03/2012 19:00

Compartilhar:


Japão



Jooji Hato (PMDB) compareceu ao evento realizado, no dia 11/3, em homenagem às vítimas do tsunami no Japão em 2011. O deputado falou do sofrimento do país e das milhares de perdas: "O Japão sofreu um baque e conseguiu se reconstruir". Hato lembrou do ataque da bomba atômica em Hiroshima e elogiou os japoneses por sua solidariedade e disciplina. "É um povo que sofreu e serve de exemplo". Apontando o vazamento nuclear da região de Fukushima, Hato pediu que a presidente Dilma Rousseff desista do projeto da usina nuclear Angra 3. (DV)



Incentivo ao esporte



Segundo Carlos Giannazi (PSOL), foi publicada uma notícia que acusava o governo federal de financiar a carreira do neto do piloto Emerson Fittipaldi, através do dinheiro arrecadado pela Lei do Incentivo ao Esporte. "Estão patrocinando uma pessoa que nem mora no Brasil e que não precisa de dinheiro da renúncia fiscal", reclamou Giannazi. O deputado afirmou que, enquanto isso, crianças e adolescentes passam por dificuldades nas escolas estaduais e não podem praticar esportes por falta de quadras. Ele sugeriu uma investigação nas verbas liberadas pelo Ministério do Esporte. (DV)



Polícia e bombeiros



Olimpio Gomes (PDT) contou que jornais e programas de televisão veicularam informações sobre a demora no atendimento das chamadas ao 190. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a espera pode chegar a três minutos. "Eu sempre defendo a polícia militar, mas não nessas circunstâncias", disse Gomes. O parlamentar falou que esteve presente na comemoração de 132 anos do Corpo de Bombeiros e elogiou a corporação: "São mais de 10 mil homens e mulheres que dão a vida pela sociedade". Por fim, exibiu um breve vídeo a respeito. (DV)



Transportes urbanos



Donisete Braga (PT) disse que há falta de profissionais do Corpo de Bombeiros no Estado, em especial nos pequenos municípios. O deputado defendeu a criação de aglomerados urbanos e falou sobre a proibição da circulação de caminhões na Marginal Tietê, entre 5h e 9h, 17h e 22h, e nos sábados entre 10h e 14h, determinada pelo prefeito Gilberto Kassab. "Devemos discutir isso com mais vontade, levando em consideração as necessidades de cada região", disse. O parlamentar falou, também, sobre o crescimento do número de falhas no Metrô de São Paulo. (DA)



Educação e moradia



Ed Thomas (PSB) falou sobre o 132º aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A seguir, afirmou que o governador irá enviar projeto de lei à Assembleia para repasse de recursos voltados à implantação de 11 novos cursos de graduação da Unesp. "Os municípios de Dracena, Tupã e Pontal do Paranapanema poderão receber cursos e isso será ótimo", disse. O parlamentar comentou, também, o anúncio feito pelo governador, no domingo, 11/3, em visita ao município de Álvares Machado, da construção de 5 mil moradias na região Oeste paulista e mil creches no Estado até o ano de 2014. (DA)



Piracicaba



Roberto Morais (PPS) informou que o governador visitará a empresa Caterpillar Brasil, em Piracicaba, nesta quarta-feira, 14/3. Segundo o deputado, o governador, durante a visita, assinará a mensagem de envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei que institui a Aglomeração Urbana de Piracicaba. "Peço que os deputados votem favoravelmente ao projeto quando ele chegar à Casa", disse. O parlamentar afirmou que o governador fará outros anúncios importantes, como, por exemplo, a liberação de verbas para equipar o hospital regional. (DA)



Igreja Mundial



"Eu sou o deputado mais novo desta Casa e me preocupo com essas questões", disse Rodrigo Moraes (PSC) ao falar sobre o consumo de drogas e álcool pelos adolescentes. O deputado afirmou que esteve na segunda-feira, 12/3, em Brasília, na sessão solene em comemoração aos 14 anos da Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo o parlamentar, existem 3,5 mil unidades da igreja no Estado e espera-se multiplicar esse número ao longo desse ano. "Foi um dia marcante e se falou sobre as ações sociais da igreja", comentou. (DA)



Regionalização



Luiz Cláudio Marcolino (PT) falou sobre a reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, realizada na terça-feira, 13/3. Segundo o deputado, é necessário pensar na execução e no planejamento do Orçamento e devem ser criados mais aglomerados urbanos para facilitar esse processo. "O Estado deve ser pensado em sua totalidade e não em regiões de forma isolada", disse. Para o parlamentar, a regionalização é fundamental para fortalecer o Estado, uma vez que assim respeitam-se as necessidades e características de cada local. (DA)



Prévias



Pedro Tobias (PSDB) disse que é ético realizar prévias no partido para escolher candidatos às eleições. "Faço um apelo a todos os militantes para que participem das prévias, para mostrar que podemos recuperar o papel que estamos perdendo a cada dia", comentou. Sobre a importância da educação, Tobias disse que "com a educação boa, a população se vira sozinha, cresce; é essencial". O parlamentar informou que, no dia 12/3, em Bauru, foram assinados termos de adesão ao Programa Creche Escola. "A construção de creches me deixou muito feliz, porque as mulheres precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos". (IR)



Saúde pública



Carlão Pignatari (PSDB) disse que representou o Parlamento paulista em reunião na Associação Médica Brasileira que tratou sobre saúde. Pelas informações do deputado, o objetivo do encontro é fazer com que 10% da receita corrente líquida dos orçamentos públicos seja destinado à saúde pública. "É inadmissível o que acontece com a saúde no nosso Estado e no nosso país. É impossível que se façam exames, cirurgias e tratamentos pagando mal os profissionais", comentou. Ele considera o caso falta de compromisso do governo federal. "Temos que exigir que a saúde seja prioridade. Não podemos mais ter politicagem tomando conta da saúde da população". (IR)



Segurança preventiva



Jooji Hato (PMDB) afirmou que a saúde está abandonada e que consome muitos recursos. O deputado avalia que a segurança preventiva é necessária pois, segundo ele, envolvidos em atos de violência utilizam muitos leitos nos hospitais, UTIs e centros cirúrgicos. "A violência faz com que os hospitais não possam atender a população. Se fizéssemos a segurança preventiva, diminuiríamos as despesas nos hospitais". (IR)



Desaparecidos



Hamilton Pereira (PT) reclamou do veto ao Projeto de Lei 463/2011, que cria o banco de dados de pessoas desaparecidas. "Várias organizações em São Paulo militam na busca de pessoas desaparecidas. Resolvi fazer da luta deles minha luta: elaborei o Projeto de Lei 463/2011, aprovado por unanimidade", lembrou. "O Estado não dispõe de um banco de dados de pessoas desaparecidas, mas nada propõe, e quando a Assembleia apresenta uma proposta, o governador veta". Segundo dados da Polícia Civil, há 13.089 desaparecidos no Estado de São Paulo, o quer dizer que somem cerca de 11 pessoas por dia. (OT)

alesp