Comissão de Defesa do Meio Ambiente visita Parque Ecológico em Campinas


18/10/2000 19:44

Compartilhar:


A Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Jorge Caruso (PMDB), visitará nesta quinta-feira, 19/10, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, para averiguar denúncias de que o parque estaria em estado de total abandono.

Localizado na rodovia Heitor Penteado, região leste de Campinas, o parque tem área superior a do Parque do Ibirapuera. "De grande importância ambiental, social e cultural para Campinas, o parque abriga 120 espécies de aves, pelo menos 10 mamíferos, 10 répteis, além de servir como importante área de absorção da água das chuvas que poderiam inundar bairros próximos", explica o deputado Caruso.

A diligência, segundo o deputado petista Jilmar Tatto, pretende investigar as causas da degradação do parque e, se necessário, marcar uma audiência pública para avaliar o estado atual e as perspectivas futuras desta que é a principal área verde daquela cidade.

Já o deputado Luiz Carlos Gondim (PV) considera que, com o agravamento da situação orçamentária da Prefeitura Municipal de Campinas, a gestão administrativa do Parque ficou prejudicada. Isto porque o Estado, por meio da Fundação Florestal, não possui verbas para compensar a falta de recursos da Prefeitura. Segundo Gondim, existem dois caminhos a serem estudados. Ou o Estado encerra o convênio com a Prefeitura e volta a administrar o parque, alocando cerca de dois milhões de reais/ano, ou adota a opção de uma revisão do convênio com a Prefeitura Municipal de Campinas.

Integram a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo os deputados Jorge Caruso, Jilmar Tatto, Rodolfo Costa e Silva, Alberto Hiar, Antônio Salim Curiati, José Rezende e Luiz Carlos Gondim.

(Mais informações, ligue para a Comissão de Defesa do Meio Ambiente - 3886-6364)

alesp