Presidente da Dersa garante que indenizará 780 marítimos demitidos


16/05/2001 17:37

Compartilhar:


O presidente da Dersa, Sérgio Luiz Gonçalves Pereira, acatou a solicitação da deputada estadual Mariângela Duarte (PT), recebendo, na terça-feira, 15/5, no auditório da sede, a parlamentar e a comitiva composta de representantes de três sindicatos de marítimos e da comissão de negociação de trabalhadores.

O objetivo foi requerer à Dersa que assuma as obrigações trabalhistas referentes às verbas rescisórias de 780 empregados demitidos pela empresa Performance - terceirizada que manteve contrato com a Dersa até 18 de abril -, que dispensou, após essa data, os trabalhadores e que foi acusada ainda de reter as carteiras de trabalho.

Em substituição à Performance a Dersa contratou o Consórcio Op-Mariner. Dos 780 trabalhadores, 650 foram absorvidos por esta última. No entanto, nenhum deles recebeu o direito rescisório.

Vai pagar. O presidente da Dersa, acompanhado dos gerentes financeiros, jurídicos e de operação, disse que já tem o dinheiro para indenizar os trabalhadores no mais breve tempo. No entanto, sugeriu ao presidente do conselho fiscal do Sindicato dos Marítimos, Eloy Antonio da Mota, que entre com uma ação na Justiça, de forma a garantir que o pagamento das verbas rescisórias possa ser feito pela Dersa diretamente aos trabalhadores, sem passar pela Performance.

Quanto ao restante dos trabalhadores que ficaram à margem da contratação pela Op-Mariner, a deputada sugeriu que a Dersa se comprometesse a reabsorvê-los através da Op-Mariner, quando estivesse em funcionamento a já prevista extensão dos serviços de travessia de balsas em mais dois pontos. Uma lista desses trabalhadores, elaborada pelo Sindicato, guiaria a reabsorção.

A deputada sugeriu também que a Dersa, como poder concedente, faça um contrato de trabalho com os sindicatos, de forma a garantir aos trabalhadores os seus direitos, a despeito de impasses com as concessionárias. A Dersa concordou e se comprometeu, ainda, a tomar a frente das obrigações trabalhistas para evitar prejuízos aos empregados, caso a empresa terceirizada não venha a cumprir sua parte.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6553/6548)

alesp