Presidente Feldman recebe comitiva da República Popular da China

(com fotos)
17/05/2001 18:50

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, recebeu nesta quinta-feira, 17/5, uma delegação chinesa, acompanhada pelo cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Shen Qing. Participaram do encontro os deputados Jamil Murad (PCdoB), Renato Simões, Carlinhos Almeida e Wagner Lino (todos do PT), Roque Barbieri (PTB) e ainda o prefeito de Mirandópolis, Jorge Maluly.

Feldman fez questão de enfatizar que "há uma representação muito forte de deputados estaduais simpáticos à causa da China". Para o presidente, as nações têm de buscar a integração do homem, a melhoria do ser humano. "Nós sabemos que a China, numa opção doutrinária e com sacrifício e disposição de todos, tem buscado exatamente isso, dar qualidade de vida para todo o seu povo". Em nome de todos os deputados, o presidente da Mesa cumprimentou oficialmente a nação chinesa "pelo seu cidadão bem formado, bem alimentado e com saúde".

Zhang Xuwu, vice-presidente da Comissão da Legislação da Assembléia Popular Nacional da China, relatou que o volume de comércio entre os dois países atingiu, no ano passado, os níveis mais altos da história. Para ele, o contato com o Estado de São Paulo é necessário dada a sua importância para o Brasil. Para o cônsul geral, uma demonstração da importância dada ao Estado de São Paulo e, particularmente, ao Legislativo paulista seria também o fato de esta ser a terceira vez em quinze dias que o Legislativo paulista recebe uma comitiva chinesa. "O governo do povo na Assembléia atrai cada vez mais pessoas que querem conhecer melhor o povo brasileiro", disse.

Convidado pelos visitantes a conhecer Pequim, Feldman aceitou o convite. Segundo ele, os deputados estão pensando em realizar viagens, durante o período de recesso, para a troca de experiências entre o mundo Legislativo.

Quebrando o protocolo, o presidente da Casa passou a palavra ao deputado Jamil Murad que ressaltou sua admiração ao povo chinês e destacou o intercâmbio tecnológico que já existe entre os dois países. Também fugindo ao protocolo, Feldman deu a palavra ao deputado Carlinhos Almeida que falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por brasileiros e chineses no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos. Para Almeida, além da troca de tecnologia deve-se trabalhar por "um mundo onde as nações sejam respeitadas e a economia sirva ao povo".

O presidente Walter Feldman despediu-se da comitiva lembrando que os socialistas foram os primeiros a pensar no mundo como um todo. "Foi assim que surgiu a Internacional e é com esta visão que queremos agradecer sua presença."

alesp