Deputado cobra Seccional de Policial e IML para Mauá


31/01/2007 15:48

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) está enviando ofícios ao governador José Serra e ao secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, reiterando pedido para instalação de uma Delegacia Seccional de Polícia e de uma unidade do Instituto Médico Legal em Mauá. Há anos, o parlamentar luta pela implantação desses órgãos de segurança naquele município, onde crescem os índices de violência.

Mauá tornou-se a mais violenta das sete cidades do Grande ABC, com taxas de homicídios que superam as da capital e do Estado. "A população está muito insegura", disse Donisete, lembrando que na última semana o diretor-geral do CDP de Mauá, Wellington Rodrigues Segura, 31 anos, foi executado a mando do Primeiro Comando da Capital (PCC). O tráfico de drogas é um dos maiores problemas, segundo a polícia.

Para o deputado, a instalação da seccional é medida urgente para diminuir a violência. Com o órgão, a população passaria a contar com a atuação dos grupos de elite da Polícia Civil, como o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), o Setor de Investigações Gerais (SIG), a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e a Delegacia de Homicídios.

Luta antiga

É antiga a luta do deputado Donisete Braga para que Mauá tenha uma seccional e o IML. Em 5/6/2003 ele participou de audiência com o então secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, quando colocou imóveis da prefeitura à disposição do Estado para a instalação dos órgãos.

Em março de 2004, o parlamentar enviou ao então governador do Estado, Geraldo Alckmin, indicação solicitando a instalação da seccional e do Instituto Médico Legal. Além disso, enviou aos secretários da Segurança Pública e da Casa Civil um documento assinado por deputados e prefeitos das sete cidades do Grande ABC com o mesmo objetivo.

"Mauá tem mais de 400 mil habitantes. É sede de um dos maiores pólos petroquímicos do país, tem o maior parque industrial da região metropolitana e é um grande arrecadador de ICMS para o Estado. Penso que o município merece mais atenção do Estado", enfatizou Braga.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp