Deputado defende testes vocacionais para alunos da rede pública


09/05/2007 18:08

Compartilhar:


Pensando em garantir igualdade de condições profissionais a todos os jovens que pleiteiam vagas em universidades, o deputado Luciano Batista (PSB) apresentou projeto de lei com a finalidade de assegurar a realização de testes vocacionais gratuitos para alunos do último ano do ensino médio da rede pública estadual.

Os testes vocacionais são aplicados nas principais escolas particulares brasileiras há vários anos e permitem aos alunos conhecer detalhes dos cursos que melhor se adaptam a suas aspirações de carreira. Com o acesso aos mesmos testes, os jovens da rede pública teriam um forte indicativo dos caminhos profissionais que devem seguir, o que daria maior segurança na hora de prestar o vestibular.

"Os alunos da rede pública também devem ter assegurado o direito de conhecer a futura profissão que escolheram, até como forma de evitar que, futuramente, desistam do curso", justifica Luciano Batista.

O alerta é baseado em dados das próprias universidades paulistas que confirmam um elevado grau de desistência ou troca de curso por parte dos alunos do primeiro ano. "Essa situação gera frustração pessoal e desinteresse, além de elevados custos aos jovens e suas famílias, que nem sempre podem arcar com tais despesas", avalia o deputado.

Pelo Projeto de Lei 286/2007, os testes serão realizados por equipes técnicas especializadas na área de psicologia, capacitadas a considerar as individualidades, aptidões, potencialidades e outros aspectos psicopedagógicos relevantes dos futuros vestibulandos.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp