Fórum debate a formação da nacionalidade brasileira


23/04/2002 22:04

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Como, de fato e de direito, se é brasileiro? O que quer dizer, em toda verdade, ser brasileiro? Com a finalidade de responder a essas duas questões básicas, a Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira, 23/4, o lançamento do II Fórum Nacional da Identidade Nacional. Coordenado pelo deputado Claury Alves da Silva (PTB) e organizado pelo antropólogo e artista plástico Carlos Jacchieri, o evento é uma iniciativa da Civilização Brasileira Conselho Cultural (CBCC) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com o antropólogo José Pereira de Queiroz Neto, coordenador da CBCC, o fórum busca a definição da identidade brasileira. Na abertura dos debates, ele traçou um histórico da integração entre as três etnias que formaram a população do Brasil, destacando o caráter miscigenador desse processo. Segundo Queiroz, a partir da chegada dos imigrantes europeus e asiáticos, no século IX, percebe-se uma tentativa "agressiva" de amálgama a essa sociedade multirracial, nela introduzindo um caráter de intolerância. "Tal intolerância tornou-se inerente a essa nacionalidade?" indagou.

Carlos Jacchieri destacou o aspecto multirracial de uma possível identidade brasileira. "Graças a Deus, não somos nem nunca seremos uma raça única, mas o resultado de velhas etnias regeneradas em raças novas", disse o antropólogo. "Constituiremos uma civilização, e as civilizações sempre se caracterizaram pela unidade na diversidade."

alesp