Autorizada a construção de 200 casas para moradores de Bertioga


01/09/2005 16:45

Compartilhar:


Duzentas famílias que moram em barracos insalubres no bairro Vicente de Carvalho II, área de mangue em Bertioga, serão beneficiadas com a construção de 200 moradias. Dessa forma, será erradicado o último núcleo de invasão ainda existente no município.

A autorização foi dada após reunião na Secretaria de Estado da Habitação entre o deputado Marcelo Bueno (PTB), o secretário que comanda a pasta, Emanuel Fernandes, o prefeito de Bertioga, Lairton Goulart, e a secretária de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Município, Lucília Cerqueira Leite. A audiência havia sido agendada pelo parlamentar, que no mês passado visitou Bertioga, conversou com o prefeito Lairton e constatou a necessidade de implantação de um projeto habitacional liderado pela CDHU direcionado especialmente àquele bairro.

"No local, 200 famílias que vivem atualmente em situação completamente precária, inclusive em área de preservação permanente, terão condições dignas de moradia, o que melhorará sensivelmente as condições de saúde e até de segurança no local", diz Bueno. "Agora, a prefeitura vai dar início às etapas necessárias para que as obras comecem, enfim".

O projeto habitacional direcionado ao local é o Pró-Lar Autoconstrução/Desfavelamento. A partir de agora, a prefeitura deverá providenciar com a câmara municipal da Cidade a autorização para a cessão da área à CDHU. "Cada moradia deverá ter 45 m², no valor de R$ 13,7 mil por habitação. A prefeitura fica encarregada de doar o terreno e a infra-estrutura para a realização das obras", disse o secretário Emanuel Fernandes. E para que a construção possa ter início, as famílias que moram em Vicente de Carvalho II serão removidas para uma área cuja desapropriação vem sendo processada pela prefeitura. "Trata-se de um local vizinho ao assentamento, para garantir o direito à moradia e recuperação ambiental da área atualmente ocupada irregularmente", disse a secretária Lucília Cerqueira.



mbueno@al.sp.gov.br

alesp