Da Tribuna


27/08/2009 19:13

Compartilhar:


Mais privatização



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a audiência pública que ocorreu ontem, 26/8, que, segundo ele, organizou um movimento de resistência para deter a intenção do governador José Serra de privatizar as arrecadações das bilheterias do metrô, da CPTM e da SPTrans. "Serra conseguiu aperfeiçoar o processo neoliberal que levou à grande destruição da economia mundial", declarou. O deputado também demonstrou preocupação com o PL enviado pelo governador que pretende privatizar alguns hospitais do Estado. Giannazi se posicionou contra a aprovação do PL e as demais privatizações que o governo tem realizado. (NS)



Universidade do ABC



Donisete Braga (PT) parabenizou o presidente Lula pelo lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo. Para o deputado, a iniciativa do presidente foi exemplar, demonstrando respeito, inteligência e conhecimento. Braga também ressaltou a falta de políticas de investimento na área da educação por parte do governo estadual. O parlamentar exigiu maior investimento nos servidores públicos, nas áreas da segurança, da educação, da saúde, e da educação, com destaque para a política do Pro-Uni. "Queremos que o Brasil seja um país igual para todos", afirmou. (NS)



Pré-sal



Adriano Diogo (PT) fez uma série de apresentações a respeito da questão do pré-sal na costa brasileira. O deputado destacou a importância que o petróleo atingiu ao longo dos anos, até a descoberta das jazidas do pré-sal, mostrando como ocorreu o movimento de separação dos continentes. Segundo o deputado, com a incorporação do pré-sal, o Brasil terá uma reserva que o elevará a terceira potência mundial de óleo e gás, tornando-se alvo de disputa internacional semelhante à que ocorre nos países do Oriente Médio. De acordo com o deputado, as jazidas do pré-sal valem, ao todo, quatro trilhões de dólares, e começarão a produzir no ano de 2014. (NS)



Por conta da marolinha



Sobre o lançamento da pedra fundamental da Universidade do ABC, Milton Flávio (PSDB) disse que é preciso evidenciar o distanciamento que existe entre o anúncio e o projeto. Ainda de acordo com o deputado, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, vai entregar o hospital Nardini para organizações sociais, que, segundo ele, são tão criticadas pelo PT. O parlamentar afirmou ainda que o PAC representa menos de 1% do PIB nacional, e no ano de 2009, apenas 8,3% do que foi orçamentado foi efetivamente gasto. "Talvez seja por conta da marolinha", afirmou. Para o deputado, esses números mostram o governo federal como um grande marketing político e eleitoral. (NS)



Guarda Civil Metropolitana e saúde



Carlos Giannazi (PSOL) declarou que o Prefeito Gilberto Kassab conseguiu levar a Guarda Civil Metropolitana para uma greve. Hoje, segundo Giannazi, o salário inicial da Guarda Civil hoje é de R$ 533. Segundo o parlamentar, os guardas civis trabalham em condições precárias, sem estrutura, faltam materiais adequados como coletes e armamentos. Giannazi também criticou o sucateamento na saúde, em especial do Hospital do Servidor Público Municipal, que passa por grandes dificuldades. "A solução do prefeito Kassab é entregar para uma organização privada", finalizou. (SM)



ICMS



Edson Giriboni (PV) comentou o Projeto de Lei 451/2007, de sua autoria, que prevê novos critérios na distribuição do ICMS entre os municípios paulistas. O deputado ressaltou a importância de uma melhor distribuição do imposto entre as cidades, que não o critério populacional. Giriboni afirmou que é preciso efetivar essas mudanças para melhorar o equilíbrio financeiro dos municípios, tirando de quem tem mais, já que existe uma diferença muito grande no repasse de recursos entre os municípios do Estado. (TB)



ICMS 2



Davi Zaia (PPS) comentou a importância da questão da distribuição do ICMS. O deputado ressaltou que a atual distribuição do imposto é injusta, pois existem municípios que arrecadam muito e outros pouco. Davi Zaia também destacou a necessidade de se discutir a distribuição dos recursos, já que muitos municípios estão enfrentando grandes dificuldades. Ele também falou sobre o atraso nas obras da segunda pista do aeroporto de Viracopos, ressaltando a necessidade de se analisar os estudos da obra. (TB)



Ivestimento escondido



Milton Flávio (PSDB) comentou matéria veiculada nesta quinta-feira, 27/8, no jornal O Estado de S. Paulo, sobre a declaração do presidente Lula de que o governador José Serra estaria escondendo investimentos federais em obras importantes no Estado, como o Rodoanel. De acordo com o deputado, "imaginar que isso represente algo importante é duvidoso". Milton Flávio também falou sobre a criação de novas universidades, ressaltando que durante o governo Lula a taxa de crescimento foi de apenas 11% e que, durante o governo FHC, os dados apontam para crescimento de 46%. "Nunca se fez tanta propaganda enganosa", disse o deputado. (TB)

alesp