CPI prisional da Assembléia Legislativa inicia trabalhos nesta terça-feira


29/05/2001 07:45

Compartilhar:


O deputado estadual Wagner Lino (PT) é um dos nomes confirmados como membros da CPI do Sistema Prisional, que iniciará seus trabalhos hoje, terça-feira, às 15 horas. Mesmo antes dos trabalhos serem iniciados, Lino pedirá convocação dos novos coordenadores do sistema para que eles prestem esclarecimentos.

"Existem denúncias contra alguns dos novos coordenadores e temos que investigá-las. Mas ouviremos também o coordenador da extinta Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo (Coesp), Sérgio Ricardo Salvador", disse o deputado Wagner Lino.

Existem denúncias contra dois dos novos coordenadores: Carlos Alberto Corade, nomeado para coordenar as unidades do Vale do Paraíba e do Litoral e Marco Antonio Feitosa, que coordenará as unidades da região central do Estado.

Segundo as denúncias, Corade responde por 19 processos administrativos. São enumeradas 38 irregularidades, entre elas a facilitação de fuga, prevaricação, uso de dinheiro resultante do trabalho de presos e a permissão de que empresas "fantasmas" utilizassem o serviço dos detentos. Corade teria, inclusive, confirmado que é alvo de processos administrativos, mas alegou que não há provas que sustentem as acusações.

Quanto a Feitosa, que alega desconhecer o processo administrativo, é acusado de uso de veículos oficiais e de omissão de socorro a um detento. Apesar de Feitosa negar, a Secretaria de Administração Penitenciária teria confirmado a existência do processo de número 489/99.

Lino, que foi o relator da CPI Prisional da Assembléia, ocorrida entre 1995 e 1996, solicitará a relatoria novamente.

Composição da CPI. De acordo com o Ato 26, de 2001, o presidente da Assembléia Legislativa deputado Walter Feldman, nomeou os seguintes deputados para comporem Comissão Parlamentar de Inquérito, constituída com a finalidade de, no prazo de 90 dias, apurar possíveis irregularidades e crimes praticados no Sistema Prisional do Estado.

Membros efetivos e substitutos

PSDB

Carlos Sampaio (ef.)

Edson Aparecido (ef.)

Wilson Morais (subst.)

Luiz Gonzaga Vieira (subst.)

PT

Renato Simões (ef.)

Wagner Lino (ef.)

Emídio de Souza (subst.)

Carlinhos Almeida (subst.)

PTB

Cícero de Freitas (ef.)

Edson Ferrarini (subst.)

PFL

Afanasio Jazadji (ef.)

Carlão Camargo (subst.)

PPB

Conte Lopes (ef.)

Reynaldo de Barros (subst.)

PPS

Roberto Morais (ef.)

Dimas Ramalho (subst.)

PL

Márcio Araújo (ef.)

Faria Júnior (subst.)

PMDB

Rosmary Corrêa (ef.)

Gilberto Nascimento (subst.)

PSB

Alberto Calvo (ef.)

Valdomiro Lopes (subst.)

PDT

Geraldo Vinholi (ef.)

PSD

Nabi Abi Chedid (ef.)

PV

Luis Carlos Gondim (ef.)

(Mais informações, ligue para gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp