Parceria para implantação de escola técnica no Guarujá


21/02/2005 18:36

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

O Guarujá poderá ganhar uma Escola Técnica Estadual (ETE). A implantação da unidade deverá ser viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura da cidade e o Governo do Estado. A proposta vai ao encontro de uma antiga reivindicação do município e foi discutida durante reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 17/2, na Superintendência do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (CEETEPS).

"Esta é uma ação importante, que irá proporcionar mais oportunidades para a capacitação profissional de nossos jovens", afirmou a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), articuladora do encontro. De acordo com a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, as chances de Guarujá conquistar a escola serão maiores no caso de a Prefeitura se dispor a construir o prédio para abrigar a unidade.

Presente ao encontro, o secretário de Educação de Guarujá, Mohamad Ali Abdul Rahim, garantiu que o município poderá edificar a unidade. "Este compromisso já foi manifestado pelo prefeito Farid Madi, por meio de ofício enviado ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles", informou. De acordo com estudos preliminares, a escola deverá abrigar os cursos nas áreas de Manutenção de Aeronaves, Pesca, Turismo e Portuária.

Autora de uma indicação na Assembléia Legislativa, visando a implantação da ETE em Guarujá, a deputada Prandi afirma que o encontro foi somente o primeiro passo da caminhada que levará à instalação da unidade. "Agora, vamos buscar com rapidez a formalização deste compromisso entre Estado e Município. Temos que avançar para concretizar este sonho", acrescentou Maria Lúcia.

Durante a audiência, foram discutidas duas alternativas para construção da unidade. Uma delas seria ocupar uma área que a Base Aérea de Santos cederia, localizada junto à EE Marechal do Ar Eduardo Gomes. Outra possibilidade é o aproveitamento de uma parte do terreno onde está instalada a EE Renê Rodrigues, que ocupa pouco mais de um terço da área. Além disso, também serão viabilizadas parcerias com a iniciativa privada e o Departamento de Aviação Civil (DAC) para instalação dos laboratórios necessários para funcionamento dos cursos.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp