"Cláudio Aun: 37 Anos de Arte", no Mezanino do Palácio 9 de Julho

Texto-legenda
29/09/2006 17:41

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FD - Claudio_Aun.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Inaugura-se nesta segunda-feira, 2/10, às 16h, a exposição "Cláudio Aun: 37 Anos de Arte", que reúne pinturas e esculturas do artista Cláudio Aun, considerado pelo crítico Ricardo Kimaid o único escultor surrealista brasileiro em atividade. Sua mostra permanecerá aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no Mezanino do Hall Monumental do Palácio 9 de Julho.

Para o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, a obra de Aun "possui a lucidez de um princípio vivo, que não necessita de racionalização para se tornar uma obra de arte". "Em uma concentração criadora, encontramos tanto o sentido do toque como o sentido do espaço, uma compreensão inteligente tanto da estrutura quanto da forma."

Cláudio Aun, cuja principal característica, segundo Massarani, "é evitar a estilização", adotou desde o início de sua carreira um "estilo semifigurativo, que o conduziu a uma fantasia quase inesgotável de figuras humanas, da fauna, da flora e de equipamentos do dia-a-dia".

O pintor e escultor nasceu em São Paulo em 1943, onde se formou no Iade. Iniciou sua carreira em 1969 e, desde então, participou, nos últimos 37 anos, de quase uma centena de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

O Museu da Escultura ao Ar Livre, instalado nos jardins da Assembléia Legislativa, possui em seu acervo uma escultura do artista, intitulada Homem-Folha.

alesp