Deputados paulistas visitam Rússia e Itália

Petterson Prado, membro da comitiva, destaca interesse em parcerias com o Estado de São Paulo
26/04/2002 10:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Novas parcerias comerciais e ampliação do intercâmbio cultural e político com o Estado de São Paulo. Estas foram as intenções formalizadas com empresários e representantes políticos da Rússia e Itália por uma comitiva de deputados paulistas, durante visita oficial aos dois países, encerrada no último dia 22 de abril. A visita de uma semana foi realizada a convite dos representantes dos países e teve o objetivo de estreitar as relações entre aquelas nações e o Estado de São Paulo.

Segundo o deputado Petterson Prado (PPS), um dos sete parlamentares que integraram a comitiva e o relator da viagem, tanto russos quanto italianos se mostraram muito otimistas com relação a futuros investimentos no Brasil, especialmente em São Paulo.

Prado destacou o interesse dos russos em parcerias no setor de transporte aéreo de cargas, citando como exemplo o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. "Há um grande interesse em buscar parcerias entre o aeroporto privado de Moscou e Viracopos, principalmente depois da ampliação deste", disse. "A idéia é haver vôos de cargas diretos de Moscou a Campinas", afirmou.

O parlamentar disse que a Rússia pretende ainda formalizar negócios com São Paulo nas áreas de avicultura - o país importa 1,6 milhão de toneladas em

aves -, suinocultura, citricultura e cafeicultura. O deputado ressaltou o tratamento dado pelos representantes russos aos deputados paulistas. "Fomos tratados como chefes de Estado."

Na Itália, os deputados foram recebidos pelo embaixador brasileiro em Roma, o ex-ministro Andrea Matarazzo. Os italianos também demonstraram grande interesse em aumentar o volume de investimentos em São Paulo e de estreitar o intercâmbio cultural com os paulistas. "O que chamou a atenção na Itália foi a necessidade que eles têm de mão-de-obra, o que abre a possibilidade de empregos para brasileiros lá fora", disse.

alesp