Pedido de aparelho de teste auditivo


13/10/2008 18:25

Compartilhar:


A prefeitura de Penápolis deve encaminhar o pedido de compra de um aparelho destinado à realização de teste auditivo em recém-nascidos, popularmente conhecido como "teste da orelhinha", diretamente para o Departamento Regional de Saúde Estadual de Araçatuba. Esta é, em síntese, a resposta da Secretaria de Estado da Saúde à indicação do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), a pedido do vereador Roberto Carlos Calez (PT).

Junto com o pedido, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, informa que devem constar as descrições e especificações técnicas e financeiras do equipamento pretendido. Também deve acompanhar as justificativas técnicas e financeiras e comprovantes da capacidade do município de Penápolis para manter o funcionamento do serviço. "Com estas informações, o DRS poderá emitir um parecer técnico mais preciso a respeito da solicitação feita pelo município", acrescenta o secretário.

Conforme o pedido do vereador Calez, trata-se de aparelho de custo elevado, o que impede a sua compra pelo município de Penápolis. "O aparelho será destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso haja a necessidade de realizar o teste, esses pacientes não conseguem ter acesso ao aparelho em tempo hábil, o que compromete a saúde dos recém-nascidos", justifica o vereador.

Calez lembra que o Estado disponibiliza o aparelho, porém, como há poucas unidades, a demora para o atendimento é muito grande. "Os pais de Penápolis que precisam realizar o exame nos seus filhos têm que se deslocar, no mínimo, 100 quilômetros até São José do Rio Preto, Presidente Prudente ou Bauru, cidades que dispõem do aparelho", acrescenta. O vereador lembra ainda que quanto antes uma deficiência auditiva for diagnosticada, medidas adequadas podem ser tomadas para que as dificuldades sejam minimizadas ou até eliminadas.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp