Lei da educação no futebol é debatida em audiência


24/02/2010 17:52

Compartilhar:

Claury Alves Filho e Raul Marcelo  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/RAULMARCELOEDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Raul Marcelo (PSOL) reuniu-se, no dia 23/2, com o secretário estadual de Esportes, Claury Alves da Silva. Na reunião, foi discutida a importância de a secretaria acompanhar o processo de fiscalização do cumprimento da Lei 13.748/2009. Proposta por Raul Marcelo, a lei obriga os clubes oficiais de futebol no Estado a assegurarem que todos os atletas com até 18 anos de idade a eles vinculados, estejam matriculados e frequentando as aulas na rede pública ou particular de ensino.

A lei entrou em vigor em novembro do ano passado e sujeita a multa os clubes que não prezarem pela educação dos jovens jogadores de futebol. O objetivo é combater o alto índice de evasão escolar de adolescentes que abandonam os estudos para se dedicarem integralmente aos clubes, na expectativa de conquistar um contrato milionário e fazer sucesso nos gramados. A grande maioria acaba sem formação e, ao não serem aproveitados pelos times de porte, ficam sem perspectiva de futuro.

O secretário afirmou que "é muito bem-vinda a lei" e reconheceu que "a federação quer que os atletas sejam sempre os melhores no futebol", o que muitas vezes não é acompanhado da devida atenção à educação dos jovens.

Raul Marcelo lembrou que, nos casos dos jogadores que conquistam grandes contratos, "mesmo que eles tenham sucesso, é importante que tenham também a formação".

O deputado ressaltou que o mandato intensificará a cobrança pelo cumprimento da lei e que conta com o acompanhamento da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo nesse sentido. Pela lei, a Federação Paulista de Futebol tem que repassar à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e à Secretaria da Educação os comprovantes de que os jovens estão estudando. Mas é importante que a secretaria divulgue a lei e cobre o respeito a ela de todos os clubes.



comunicacao@raulmarcelo.com.br

alesp