Escolas públicas poderão contar com oficinas culturais


29/04/2002 17:11

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Preocupada com a oferta de lazer a adolescentes, a deputada Edir Sales (PL) encaminhou sugestão ao governo do Estado para que determine à Secretaria da Cultura a elaboração de estudos, a fim de implantar oficinas culturais nas escolas públicas.

"É preciso oferecer opções de entretenimento, sobretudo cultural, aos jovens", destacou a deputada, justificando que o ócio tem levado dezenas de adolescentes ao consumo de drogas.

Edir afirmou que o uso de drogas tem crescido, bem como o índice de porte de armas de fogo. "Professores e alunos têm sido vítimas constantes de agressões e, infelizmente, os casos de homicídio têm aumentado."

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, 12% dos alunos da rede de ensino fundamental e médio já fumaram cigarro, 61% já consumiram bebida alcoólica e 31% já usaram drogas.

A deputada lembrou que as escolas devem funcionar como verdadeiros centros de formação de cidadania, com difusão de cultura. "Elas devem abrir espaço, sobretudo para as comunidades mais carentes, para a realização de atividades ligadas ao esporte, à cultura, ao lazer e à formação profissional."

alesp