Ato homenageia 25 anos do MST


11/08/2009 17:32

Compartilhar:


A Frente Parlamentar pela Reforma Agrária realiza nesta quarta-feira, 12,8, ato solene em homenagem aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O evento terá início às 19h, no auditório Franco Montoro, e contará com a presença de lideranças do MST. Também estarão à mesa os professores Heloísa Fernandes, do departamento de Sociologia da USP; Paulo Kageyama, do departamento de Ciências Florestais da Esalq, USP; Ricardo Antunes, do Departamento de Sociologia da Unicamp; o promotor aposentado Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária; Hélio Neves, dirigente da Feraesp; e Paulo Pedrini, coordenador da Pastoral Operária.

Coordenada pelos deputados Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro (PT), a frente parlamentar tem acompanhado a luta pelo direito à terra e combatido a criminalização do MST. Além de denunciar as políticas governamentais que legitimam a concentração fundiária no Brasil, como o Projeto de Lei 578/2007, com o qual o governo Serra quer legalizar a grilagem na região do Pontal do Paranapanema.

A homenagem acontece logo após a chegada do MST à capital paulista nesta segunda. Os trabalhadores rurais marcharam desde o dia 6 agosto, da cidade de Campinas, para participar da Jornada Nacional Unitária de Luta em Defesa do Emprego, Educação e Reforma Agrária. A marcha, que reuniu mais de 1.500 trabalhadores de assentamentos e acampamentos de todo o Estado, recebeu o nome de Maria Cícera Neves, militante atropelada e morta no primeiro dia de caminhada. Maria Cícera, 58, há nove anos lutava pela reforma agrária na região de Iaras.



raul@raulmarcelo.com.br

alesp