Funcionários na Nossa Caixa querem maior participação na abertura de capital da empresa


23/05/2001 16:20

Compartilhar:


Funcionários na Nossa Caixa querem maior participação na abertura de capital da empresa

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Walter Feldman, recebeu, nesta quarta-feira, 23/5, lideranças de entidades representativas dos funcionários da Nossa Caixa S/A, que solicitaram o apoio do Legislativo paulista à luta da categoria por maior participação no processo de abertura do capital do banco. A venda de 49% das ações da empresa foi proposta através do Projeto de Lei 2802001, encaminhado pelo Executivo e em tramitação na Casa desde a semana passada.

De acordo com David Zaia, presidente da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo, as entidades reivindicam, sobretudo, que o dinheiro obtido com a venda das ações destine-se a capitalizar o banco, que a instituição mantenha seu caráter público e continue sendo um canal de fomento do desenvolvimento do Estado e que a participação dos funcionários na compra das ações seja ampliada para 10% do capital. O PL 280 fixa essa participação em apenas 5%.

"Não somos contra a abertura, desde que o Estado mantenha o controle acionário", afirma Zaia. Há três anos, funcionários da Nossa Caixa constituíram um clube de investimentos com o objetivo de captar recursos para a aquisição de ações do banco. Atualmente, o clube possui 7 mil membros e um capital de cerca de R$ 4 milhões.

Segundo o presidente da Assembléia, a abertura do capital da Nossa Caixa S/A "é uma questão prioritária para o governo". Feldman afirmou ainda que o Executivo estadual "quer um banco público, mas dotado de condições de competitividade no mercado". As entidades pretendem concluir até amanhã a elaboração de uma série de propostas de emendas ao projeto de lei do governador, que serão apresentadas oficialmente pelo deputado Dimas Ramalho (PPS), ex-presidente da instituição.

Para Dimas Ramalho, o projeto tem aspectos que ainda precisam ser esclarecidos. "Entre outras coisas, temos de saber como se dará a escolha dos novos dirigentes e qual será o papel das subsidiárias na administração do banco", declarou o deputado.

alesp