Problemas na hidrovia Tietê-Paraná


18/08/2005 12:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Milton Flávio

O deputado Milton Flávio (PSDB) e uma comissão de estudiosos farão, nos próximos dias 19 e 20 de agosto, uma viagem de vistoria na hidrovia Tietê-Paraná, a convite do capitão-de-mar-e-guerra, Carlos Alberto de Sá e Souza, para conhecer os problemas que afetam a hidrovia.

Acompanhado por uma equipe de técnicos da Unesp e de biólogos da Fatec, a comissão vai estudar a poluição de esgotos jogados in natura no leito do Tietê, assim como a disseminação das plantas aquáticas (aguapés) que crescem assustadoramente 3% ao mês e que hoje já atrapalham o sistema de navegação e eclusagem, como também coloca em risco a geração de energias por meio do entupimento das turbinas das usinas existentes em todo o sistema da hidrovia.

A comitiva será formada ainda pelo presidente da Bacia Hidrográfica do Jurumirim e prefeito de Paranapanema, João Carlos Menck; por um representante da Cuesta Turística da região central do Estado; pelo prefeito de Porangaba, Benedito Machado; pelo prefeito de Dois Córregos , José Agostinho Salata - representando a bacia hidrográfica do médio Tietê - e pelo presidente da ONG Mãe Natureza, Hélio Palmezan, que cuida da despoluição do Tietê.

Durante a viagem, serão apresentadas palestras para prefeitos das regiões envolvidas com apresentação de projetos para a hidrovia Tietê-Paraná. Estas apresentações acontecerão a bordo e também em marinas, como é o caso da marina Porto BTC, no intermodal de Pederneiras e na marina Baobá em Sales.

Durante o trajeto, na altura de Bariri, o deputado, acompanhado pelo Capitão-de- mar-e-guerra se deslocará até Bauru, onde, no auditório principal da ITE (Instituto Toledo de Ensino) , às 19 30 horas fará uma palestra para 260 convidados sobre a importância do Mercosul, envolvendo transporte, intercâmbio comercial, livre comércio, etc.

Trajeto

A comissão sairá às 7 horas do dia 19 do condomínio Bairro Três Rios, à montante da barragem de Barra Bonita, no lago formado pelos três rios no município de Dois Córregos.

O percurso será em torno de 270 quilômetros com a embarcação Ana C, a uma velocidade de 15 nós. Estão previstas paradas em Barra Bonita, Pederneiras, Bariri, Arealva, Iacanga, Sales e Sabino, que é o final da viagem.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp