Advogado norte-americano processa Google por racismo


04/03/2005 16:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

O advogado norte-americano Robert Vance afirmou que entrará com um processo contra o site Google e o Orkut por difundirem racismo. O advogado participou de uma audiência na quarta-feira, 2/3, com o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, deputado estadual Sebastião Arcanjo (PT), e o promotor Christiano Jorge Santos, do Grupo de Atuação especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público. Nesta sexta-feira, 4/3, o advogado Vance conversará com militantes do movimento negro e depois concederá coletiva.

"Diante das evidências apontadas pelo promotor e pelo deputado, decidi entrar com o processo e, através disso, o Brasil e os Estados Unidos se unirão para combater o racismo" disse o advogado. De acordo com o deputado Arcanjo, todas as denúncias de prática de racismo relacionadas com a internet serão enviadas para o advogado.

O mesmo posicionamento terá o promotor, que reunirá todas as denúncias apresentadas no Ministério Público para ajudar na montagem do processo. "O Gaeco oferece todo o suporte para que o advogado formule o processo. Em termos jurídicos isso significa emprestar provas. Essa parceria é importante porque soma esforços para punir aqueles que difundem o racismo." acredita o promotor.

No dia 28 de janeiro, o deputado Sebastião Arcanjo protocolou uma representação no Ministério Público Estadual contra o conteúdo racista veiculado pelas comunidades Odeio Negros e Anti-heróis, bem como a identificação de outras comunidades de conteúdo discriminatório e racista instaladas no Orkut (www. orkut.com). Na época, o parlamentar foi procurado pelo presidente da ONG ABC Sem Racismo, Dojival Vieira, que informou sobre o caso de uma família negra da zona Norte de São Paulo que havia sido agredida virtualmente com mensagem ofensivas e preconceituosas. Entre as vítimas estava um menor de 13 anos.

O norte-americano soube do caso de racismo no Orkut por meio da publicação do jornal The New York Times. O advogado da Pensilvânia é da área criminal e civil, além de ser ativista do movimento negro norte-americano.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp