Desativação do aterro sanitário de Espírito Santo do Pinhal


05/04/2010 16:57

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim (PPS) sobrevoou o aterro sanitário de Espírito Santo do Pinhal na quarta-feira, 31/3, acompanhado de técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e do vereador Marcelo Leandro Braga Palini, o Chila. Ele ouviu a reivindicação dos moradores: "O aterro está localizado ao lado do cartão postal da cidade, a Fazenda MC, que tem um dos melhores spas da América Latina. Além disso, sua capacidade de armazenamento de lixo está saturada".

O aterro funciona desde 2000, com capacidade de 25 anos de uso, mas devido ao não cumprimento do projeto original, terá de encerrar suas atividades em menos de dez anos de funcionamento.

Desde setembro de 2009, Gondim vem solicitando à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a desativação da unidade. Ele informou que, durante a vistoria, foi constatado que a interdição é urgente, devendo ser feita a partir da próxima semana. A prorrogação das atividades está descartada em função tanto da falta de impermeabilização como também do material para cobertura diária do lixo (jazida de terra). Chila defende como alternativa a criação de um consórcio regional, o que possibilitaria redução de custos.

Em resposta ao requerimento de Gondim, o técnico da Cetesb, Marcelo Minelli, garantiu que o aterro será encerrado com a uniformização da topografia da superfície da área aterrada, o que evitará que águas pluviais formem poças.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp