Denúncia da existência de celas na Santa Casa de Pacaembu


26/11/2007 18:49

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) denunciou, em pronunciamento da tribuna da Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, 27/11, a existência de duas celas nas dependências da Santa Casa da Pacaembu, cidade com cerca de 15 mil habitantes da região da Alta Paulista. "No último fim de semana, percorri a Alta Paulista, região onde nasci. Um fato me chamou a atenção ao visitar a Santa Casa para averiguar queixas de falta de medicamentos: o provedor, Edson Micali, informou a existência de duas celas dentro do hospital", revelou.

Donisete Braga disse que ingressaria com uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE) para apurar o fato, e pediu providências ao governo do Estado. "Não sei quem construiu as celas, mas o fato é absurdo. Até hoje não havia visto um caso como esse. Cobro do governador e dos secretários da Administração Penitenciária e da Segurança Pública alternativa ao atendimento dos presos, como a construção de um hospital penitenciário. O Estado precisa tomar uma providência. O que não pode continuar acontecendo são funcionários da Santa Casa vigiando presos", acrescentou.

O deputado do PT comentou que a existência das celas na Santa Casa de Pacaembu é reflexo da política do PSDB para o sistema penitenciário. "Os municípios pagam um preço muito alto. Além de receberem unidades prisionais sem discussão adequada, têm de bancar o custo do atendimento em saúde, e também não contam com aumento de policiamento", completou.

O deputado Donisete Braga, atual 1º secretário da Assembléia Legislativa, também visitou Irapuru, município com pouco mais de sete mil habitantes onde foi instalada uma unidade da Fundação Casa (ex-Febem), que atende 240 jovens infratores. "Na região da Alta Paulista existem poucos jovens infratores. A maior parte deles provém da Capital, distante 650 quilômetros de Irapuru. Isso revela que não há processo de acompanhamento e de ressocialização dos jovens. A Febem mudou de nome, mas não de métodos", falou.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp