Moção prevê instalação de Vara Federal em Jundiaí


14/06/2004 18:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Moção, de iniciativa do deputado Ary Fossen (PSDB), apela ao presidente da República para que determine ao Ministério da Justiça a realização de estudos e a adoção de medidas necessárias à instalação de uma Vara Federal em Jundiaí, na jurisdição do Tribunal Regional Federal da 3a.Região.

De acordo com o deputado, a medida atende a anseio de diversos segmentos representativos dos setores econômicos, da administração pública, da classe dos advogados, da sociedade civil, dos servidores públicos civis e militares e da população local.

A cidade

Jundiaí apresenta destacada projeção econômica nos setores agrícola, industrial, comercial e de serviços, além de expressiva posição no atendimento às questões relacionadas à infra-estrutura, ação social e cidadania.

A cidade tem localização privilegiada, próxima aos principais centros consumidores do País. Tem clima de interior e infra-estrutura das metrópoles mais desenvolvidas. A qualidade de vida e o grau de instrução da população são superiores aos da maioria das cidades do Estado.

O Município abriga um parque industrial com mais de 500 indústrias em variados setores como o químico, embalagens, autopeças, metal, mecânico, alimentos, vestuário, cerâmica e muitos outros. Sua economia está entre as dez maiores do Estado.

Conforme indicadores econômico-sociais considerados em estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comparando Municípios do interior do Estado de São Paulo com mais de 200.000 habitantes, Jundiaí é a cidade que apresenta a melhor média, entre os 13 Municípios analisados.

No quadro que considera os indicadores de geração de riquezas e consumos, Jundiaí é o 2º Município com maior porcentagem de população economicamente ativa, atrás apenas de Sorocaba. Com relação ao valor adicionado por habitante, que expressa a riqueza gerada no Município, dividida pelo número de habitantes, Jundiaí classifica-se em 2º lugar, com valores abaixo de São José dos Campos, mas bastante superiores aos das demais cidades analisadas. Com relação ao consumo de energia elétrica, Jundiaí é a 3ª cidade, abaixo de Suzano e Limeira e, com relação a telefones instalados, Jundiaí é a 2ª.

O quadro dos indicadores de qualidade de vida, Jundiaí apresenta a 2ª maior taxa de urbanização, 99,28% do lixo é coletado, sendo a primeira cidade neste quesito.

Ary Fossen lembra que, sob o aspecto da demanda judicial, pode-se afirmar que o Município demonstra alto volume de questões a serem dirimidas dentro da esfera de competência da Justiça Federal, de modo que a instalação de um foro em Jundiaí representará maior acesso à Justiça, além de satisfazer a importantíssima necessidade laboral dos cerca de 2000 advogados inscritos na 33ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil.

alesp