Secretária da Juventude, Esporte e Lazer diz que a prática de esporte pode diminuir a violência no Estado

Secretária afirmou que o governo estadual tem muitos projetos voltados para a juventude
22/05/2002 19:20

Compartilhar:


Da Redação

A Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Marquinho Tortorello (PPS), ouviu na tarde desta quarta-feira, 22/5, as explicações da secretária da Juventude, Esporte e Lazer, Luciana Temer Castelo Branco, sobre os projetos da Secretaria para a área esportiva.

De acordo com a secretária, que assumiu a Pasta em abril, a criação da Secretaria da Juventude não dirimiu a importância da Secretaria de Esportes. "O coordenador da área de esportes, Fábio Saba, trouxe novas idéias e projetos para Secretaria, alguns já implantados, como o Clube Cidadão e a Academia Cidadã. A implementação desses projetos foi possível graças às parcerias firmadas entre o Estado e a iniciativa privada." O Projeto Clube Cidadão, considerado pela secretária como revolucionário, permite aos jovens treinarem em importantes clubes do Estado. A única exigência é que eles estudem. Esse convênio também conta com a parceria da Nossa Caixa S/A, que oferece uma bolsa de R$ 120 por mês a cinco mil atletas, mil deles somente em São Paulo.

O projeto Academia Cidadã é uma parceria com grandes academias de São Paulo que aos domingos, por três meses, realizam atividades recreativas em unidades da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

(CDHU) voltadas para toda a família. "A idéia é darmos seqüência a esse projeto. Para isso, as academias localizam na comunidade pessoas que tenham condições e conhecimento." Ainda em parceria com CDHU, a Secretaria vai construir 700 quadras poliesportivas nos conjuntos habitacionais - 220 delas já estão em construção.

Luciana Temer também falou sobre projetos da sua Pasta relacionados à empregabilidade, violência e combate às drogas. Um projeto piloto foi implementado na favela Heliópolis, com cerca de 100 mil moradores. A secretária afirmou que o governo tem muitos projetos voltados para os jovens, "mas eles estão muito acanhados por estarem nas Secretarias."

O deputado Donisete Braga (PT) pediu o apoio da Secretaria para a regulamentação de uma lei, originada de um projeto de sua autoria, que concede bolsa de estudo para os jovens carentes ingressarem nas universidades públicas e parcerias para que eles estagiem. "O governo deve demonstrar sua preocupação com os problemas sociais de forma objetiva. Os jovens estão sem referências do Estado."

alesp