Deputado quer desfibriladores cardíacos nos aviões


29/08/2005 12:16

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Valdomiro Lopes

O deputado Valdomiro Lopes (PSB), 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei determinando que os aviões comerciais de passageiros, com mais de dois tripulantes, tenham, a bordo, um desfibrilador cardíaco automático. Esses instrumentos, atuam de forma automática, nas pessoas que sofrem uma parada cardiorrespiratória normalizando os batimentos, na maioria dos casos.

Segundo Valdomiro, nada justifica que uma aeronave comercial de passageiros, com mais de dois tripulantes, não tenha o desfibrilador. "Uma vez que a aeronave tem dois tripulantes, um deles pode permanecer no comando e o outro operar o desfibrilador numa emergência", afirma o deputado.

Valdomiro Lopes, que também é médico, justifica, na sua propositura, que, segundo associações médicas, aproximadamente 60% das vítimas de paradas cardiorrespiratórias, submetidas ao desfibrilador, sobrevivem. A proposta é tão importante que, inclusive, as entidades aeronáuticas internacionais já recomendam que as aeronaves tenham o desfibrilador a bordo. A portuguesa TAP foi uma das primeiras companhias aéreas, no mundo, a adotar a medida.

vlopes@al.sp.gov.br

alesp