Deputado lamenta morte de ex-premiê libanês


14/02/2005 15:20

Compartilhar:


Da Assessoria do Deputado Said Mourad

O deputado Said Mourad (PFL) enviou nesta segunda-feira, 14/2, mensagem de condolências para o governo libanês e para a família do ex-premiê Rafic Hariri, assassinado em Beirute, Capital do Líbano.

Mourad esteve com Rafic Hariri em 2003 quando o ex-premiê visitou o Brasil. "Estivemos juntos com o governador Geraldo Alckmin. Na época, Hariri foi o idealizador do Planet Líbano, uma exposição dos produtos e serviços do Líbano, realizada no Hotel Maksoud Plaza", disse o deputado. Hariri foi alvo da explosão de um carro bomba no centro de Beirute quando sua comitiva passava pelo local.

Durante a guerra civil libanesa, que ocorreu de 1975 até 1990, o então empresário Rafic Hariri, contrariando os "Senhores da Guerra", através da Fundação que leva o seu nome, patrocinou milhares de bolsas de estudo para jovens libaneses estudarem no exterior. Seus projetos sociais e beneficentes no Líbano e no mundo são reconhecidos internacionalmente.

Assim que soube da notícia, o deputado Said afirmou: "Não só lamento a morte deste grande homem, mas também sua ausência no cenário político do Líbano e do mundo, porque sua visão sempre foi pela paz, pelo entendimento e pelo progresso".

Para o deputado, o patrocinador deste ato covarde, que tirou a vida de Hariri e de outras pessoas que o acompanhava, não deve, jamais, ressuscitar a terrível guerra civil que atingiu o país no passado. "Os libaneses devem sentir a ausência de Hariri, mas podem dar continuidade à sua escola pacifista e de desenvolvimento", comentou Mourad.

"Hariri foi o pai da reconstrução do Líbano. Seus projetos ambiciosos devolveram a vida naquele país e sua reconstrução se deve, em grande parte, à audácia deste homem, que fizerem de Beirute uma das capitais mais modernas do mundo em termos de infra-estrutura".

saidmourad@al.sp.gov.br

alesp