Presidente do Tribunal de Justiça toma posse como governador na Assembléia Legislativa

Nigro Conceição assume o governo em decorrência de licença do governador do Estado e do presidente da Assembléia
16/05/2002 20:33

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

O presidente da Assembléia Legislativa, Walter Felman, empossou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Sérgio Augusto Nigro Conceição, no cargo de governador do Estado nesta quinta-feira, 16/5, às 15 horas, em cerimônia no plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa. A solenidade contou com as presenças do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luís de Macedo; do secretário do Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira Filho; do procurador-geral de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey; do corregedor-geral, desembargador Luiz Elias Tâmbara; do cônsul-geral de Malta, Ítalo Baggio; de Márcia Nigro Conceição, esposa do desembargador Nigro Conceição; do vice-presidente do 1º Tribunal de Alçada, juiz Maurício Ferreira Leite; do presidente do Tribunal da Justiça Militar, juiz Avivaldo Nogueira Lobo; presidente do 1º Tribunal de Alçada Civil, Alceu Penteado Navarro; do juiz presidente do 2º Tribunal de alçada, João Carlos Saletti; do juiz e vice-presidente do 2º Tribunal de Alçada, Renato Satorelo; de secretários de Estado, parlamentares, amigos e familiares.

Nigro Conceição - que assume o governo durante o período de 17 a 20 do corrente, em decorrência de licença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, para viagem que fará a Roma, e do impedimento do presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, que também estará em licença para visita ao Parlamento chileno - afirmou que assumir o governo do Estado "é uma grande honraria que consubstancia a confiança do Poder Executivo no Poder Judiciário do Estado", já que a transmissão do cargo de governador ao presidente do Poder Judiciário só é necessária quando o chefe do Executivo se afasta por mais de 15 dias. "Ainda que seja por alguns dias, darei o melhor dos meus esforços", declarou Nigro.

Walter Feldman, que neste ano ocupou o cargo de governador por três dias, ratificou o relacionamento "histórico" entre Executivo, Judiciário e Legislativo no sentido de atender as necessidades e anseios da população, "que espera o equilíbrio do Poderes".

O desembargador é o quarto presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a assumir o governo do Estado. Antes dele, assumiram Joaquim de Sylos Cintra, de 7/8/1962 a 5/10/1962; Cantidiano Garcia de Almeida, de 21/9/1970 a 5/10/1970; e José Alberto Weiss de Andrade, de 10/9/1994 a 14/9/1994.

A transmissão do cargo pelo governador Geraldo Alckmin será feita nesta sexta-feira, 17/5, no Palácio dos Bandeirantes.

alesp