Parlamentares pedem mais policiamento para Bertioga


28/02/2005 16:40

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi e o vereador Maurício dos Santos Souza (ambos do PT) estão cobrando da Secretaria Estadual de Segurança Pública o reforço do policiamento em Bertioga. Em Indicação protocolada na Assembléia Legislativa, Prandi defende a aceleração da implantação do grupamento da Força Tática na cidade. Segundo ela, estas ações são necessárias para coibir o crescimento da criminalidade no município.

Dados da própria secretaria apontam que a cidade teve um aumento em todas as formas de delitos no ano passado. No início deste mês, o tenente-coronel Raimundo da Silva Filho, comandante do 21º BPM/I, informou que a criação da unidade é imprescindível para enfrentar a atual situação. Segundo ele, outra ação necessária seria ampliar a presença de guarnições da Rota no município.

"O objetivo é pressionar o Governo Estadual para acelerar estes procedimentos. É preciso disponibilizar mais viaturas e policiais. Como também é responsável pela atuação da Polícia Militar em Guarujá e Cubatão, o comandante fica numa situação delicada. O cobertor é curto. Se puxar demais, descobre um lado para cobrir outro. Precisamos é aumentar o tamanho do cobertor", enfatiza a deputada Prandi.

A parlamentar informa que tem recebido muitas reclamações de moradores e veranistas. Num e-mail enviado à deputada Prandi, foi relatado que, em três meses, todas as casas do Jardim Lido foram assaltadas. O núcleo fica no bairro de Itapanhaú, próximo à Prefeitura. Segundo os relatos, muitas pessoas estão perdendo o interesse de visitar a cidade em função do crescimento da criminalidade.

Outra reclamação é com relação ao pouco caso no momento de registro das ocorrências e no encaminhamento das investigações. Na mensagem encaminhada à deputada, a munícipe relata "estar desanimada com o tratamento dado pelos policiais e na Delegacia".

O vereador Maurício afirma que tem recebido muitas queixas de munícipes em seu gabinete na Câmara Municipal. "É uma situação preocupante, que precisa ser equacionada para não se tornar insustentável", relata o parlamentar. Segundo ele, a cidade toda perde com o crescimento da criminalidade, "que assusta moradores e espanta os turistas".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp