Taekwondo pode ser incluído nos jogos oficiais do Estado


12/12/2001 15:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Luis Carlos Gondim (PV) quer a inclusão do Taekwondo no calendário oficial dos Jogos Abertos do Interior e dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. O parlamentar apresentou pedido à secretária-adjunta da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Luciana Temer, durante audiência na semana passada.

Gondim também enviou indicação nesse sentido ao governador Geraldo Alckmin, argumentando que o Estado de São Paulo tem cerca de 500 escolas de Taekwondo e conta com 30 mil praticantes, além de abrigar duas federações ligadas a outras duas confederações. O esporte faz parte oficialmente das principais competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos.

Embora o esporte esteja excluído dos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, a Liga de Taekwondo do Estado de São Paulo ajuda a realizar torneios como campeonatos universitários, jogos abertos e jogos regionais dos municípios.

"Precisamos corrigir esta injustiça feita com milhares de atletas praticantes do Taekwondo, sobretudo a equipe paulista, que nos últimos dez campeonatos conquistou seis títulos de campeã", afirmou Gondim.

O Taekwondo é um esporte olímpico derivado da união das mais antigas artes marciais coreanas, com mais de 2.000 anos. É praticado oficialmente em 150 países, com milhares de faixas pretas espalhados pelo mundo. A modalidade chegou ao Brasil oficialmente em 1970 e a primeira academia foi fundada em São Paulo.

alesp