Líder do PPS defende Seguro Rural


08/06/2004 16:26

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O Fórum Permanente do Seguro Rural - que reúne representantes de várias entidades do agronegócio, entre elas a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) - entregou a parlamentares da frente da Agricultura um documento solicitando que seja levado a efeito o Fundo de Estabilidade do Seguro Rural.

Na mesma linha, o deputado Arnaldo Jardim (PPS) apresentou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo uma moção que apela ao presidente da República para que determine aos ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento a efetivação do Fundo.

Jardim lembra que, para o pagamento das indenizações devidas aos produtores rurais, é necessário que seja aprovada uma verba suplementar, de R$40 milhões, já solicitada pelo Instituto de Resseguros do Brasil. "Com esta medida, os produtores rurais teriam uma retaguarda financeira contra os prejuízos decorrentes de catástrofes", argumentou.

De acordo com o deputado, um dos setores da economia mais vulneráveis a desastres naturais é o agronegócio, que, na maioria dos sinistros, deixa o empresário em situação difícil diante do capital investido no campo e posterior transformação. "O governo, por sua vez, utiliza-se de um mecanismo que anda a passos lentos, o Seguro Rural", diz o parlamentar. "O poder público, entretanto, não tem dado a esse instrumento a atenção que ele merece".

ajardim@al.sp.gov.br

alesp