Exposição celebra os 40 anos de imigração coreana


03/02/2003 18:22

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Com o apoio do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre) e da Mesa Diretora da Assembléia, representantes da comunidade coreana em São Paulo inauguraram nesta segunda-feira, 3/2, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, exposição comemorativa do aniversário de 40 anos da chegada no Brasil do primeiro grupo de imigrantes proveniente da Coréia.

A exposição reúne imagens que ilustram a história da imigração coreana, desde a chegada do primeiro grupo de 17 famílias, em 1962, e oferece um painel da influência dos imigrantes e de seus descendentes na sociedade brasileira. Segundo o coordenador da Comissão Organizadora dos 40 Anos da Imigração Coreana no Brasil, Chang Duk Kim, as fotografias levaram cerca de um ano para serem recolhidas. "É um painel esclarecedor do processo de integração entre dois povos que têm muito a aprender e a ensinar um ao outro", afirmou Kim.

Para o cônsul geral da Coréia em São Paulo, Jong Hwa Hyun, a exposição servirá para aprofundar nos coreanos residentes no país o desejo de colaborar de forma cada vez mais decisiva para o desenvolvimento da sociedade brasileira. "Queremos que, juntamente com os brasileiros e com outros imigrantes, os coreanos contribuam mais e melhor para o bem do Brasil", disse o cônsul.

De acordo com o deputado Bruno Feder (PTB), que representou o presidente da Assembléia na cerimônia de inauguração, "a atuação da comunidade coreana em São Paulo serve de referência para os brasileiros interessados em resultados".

Cerca de 90% dos 50 mil coreanos residentes no Brasil vivem em São Paulo, onde trabalham principalmente no ramo de confecções. Pelos cálculos do presidente do Conscre, Thomas Choi, uma em cada três peças femininas produzidas no Brasil é feita por fabricantes coreanos.

alesp