Tornozeleira eletrônica: prisão de detento comprova eficiência de lei


19/11/2010 16:21

Compartilhar:


Uma ocorrência na região de Bragança Paulista veio mais uma vez confirmar a importância da lei de autoria do deputado estadual Baleia Rossi, que instituiu o Monitoramento de Presos no Estado de São Paulo. A lei de Baleia é a primeira no país a determinar a utilização das tornozeleiras eletrônicas.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) detectou naquela região o sinal da tornozeleira eletrônica de um preso considerado foragido. Ele era detento do regime aberto de Taquara (RS). Ao ser recapturado, o detento perdeu o direito ao regime aberto.

Para alguns especialistas, a utilização das tornozeleiras pode ser considerada um dos mais importantes avanços na área da segurança pública. Para colocar a lei de Baleia em prática já a partir desse fim de ano, o governo do Estado está investindo inicialmente R$ 50,1 milhões na aquisição dos equipamentos.

Serão monitorados 24 horas por dia presos em regime sem-aberto ou que deixam o presídio em datas como Natal e Ano Novo. Com essa tecnologia, a polícia sabe a localização exata do detento. Se estiver em local suspeito ou tentar tirar o equipamento, ele volta para a prisão. Para se ter uma ideia, no último Dia dos Pais, de 5 mil detentos que saíram dos presídios, cerca de mil não retornaram. "Muito se debate sobre segurança pública. O que fizemos foi uma lei que coloca em prática um sistema que traz segurança para toda a sociedade", destacou Baleia.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp