Sistema para registro de BOs favorece manipulação de dados, denuncia parlamentar

Documentação será encaminhada ao MPE para averiguação (com fotos)
12/12/2001 20:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Possíveis "falhas" no sistema de registro de boletins de ocorrências da Secretaria da Segurança Pública estariam favorecendo a maquiagem de dados relativos à criminalidade no Estado. O fato foi apontado pelo deputado Vanderlei Siraque (PT) em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 12/12, na sala de imprensa da Assembléia Legislativa. Segundo o deputado, os documentos a ele apresentados comprovam que "há deliberação clara da secretaria para manipular registros de boletins de ocorrência". Siraque afirma que o sistema implantado permite somente registrar o número de ocorrências e que isso "serve para esconder o índice real de criminalidade".

O parlamentar é autor de um pedido de CPI para averiguar as denúncias de manipulação de informações sobre as ocorrências policiais, e disse que, em conjunto com o PT e outras bancadas partidárias, encaminhará ao Ministério Público estadual documentação que, segundo ele, comprova que o sistema eletrônico da secretaria impede o detalhamento de informações a respeito dos crimes. "Depois disso, a Assembléia fica moralmente obrigada a instalar a CPI.", avaliou.

Siraque mencionou, ainda, uma possível intenção da Secretaria de Segurança Pública de determinar ações de retaliação contra delegados sindicalizados em função das denúncias apresentadas. "Acredito que a secretaria não vá afastar agora delegados, mas tenho a informação de que já foi pedida relação dos nomes dos delegados sindicalizados".

A intenção de abrir a CPI, de acordo com Siraque, não é fazer ataques ao secretário ou ao governo. "Vamos fazer uma investigação séria e apresentar propostas concretas para uma política pública eficaz para a área."

alesp