Aula na Universidade Zumbi dos Palmares destaca necessidade do projeto nacional


08/08/2005 15:28

Compartilhar:


Na noite da última quinta-feira, o deputado Nivaldo Santana esteve na Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares para ministrar aula aos alunos do segundo ano do curso de Administração. O convite partiu do reitor da instituição, José Vicente, que também é membro da ONG Afrobrás.

Nivaldo, em sua aula, falou da evolução da economia do país nos últimos 75 anos, a partir da Revolução de 1930. Abordou o nacional-desenvolvimentismo da era Vargas, a década perdida dos anos 80, o retrocesso neoliberal dos anos 90 e a luta atual pela construção de um projeto nacional de desenvolvimento, com valorização do trabalho, geração de empregos e distribuição de renda. O deputado também enfatizou que a superação da herança neoliberal requer a construção do Estado Nacional, o fortalecimento do mercado interno, grandes investimentos em infra-estrutura e alocação crescente de recursos para as áreas sociais.

O deputado diz que hoje o Brasil encontra-se diante de uma disputa para que se estabeleça um projeto nacional de desenvolvimento sustentado com maior distribuição de renda. Também fez questão de frisar que a educação é um dos fatores prioritários para a construção de uma nação soberana e igualitária e defendeu a incorporação de políticas que democratizem o acesso à educação e ao mercado de trabalho.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp