Audiência debaterá destino de resíduos sólidos


06/06/2008 20:05

Compartilhar:


Gestores públicos, empresários e parlamentares participarão, no dia 26/6, das 9h às 13h, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, de audiência pública que debaterá as políticas públicas para os resíduos sólidos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A iniciativa é do deputado Donisete Braga (PT), para quem "esse debate é muito importante porque a destinação dos resíduos sólidos, principalmente na RMSP, é um dos maiores desafios a ser equacionado pelos poderes públicos estadual e municipal".

Entre os convidados para compor a mesa estão Alberto Bianchini, presidente da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Francisco Graziano Neto, secretário de Estado do Meio Ambiente, Evilásio Cavalcante de Farias, prefeito de Taboão da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo, João Avamileno, prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Marcio Chaves Pires, assessor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, e os deputados Marcos Martins (PT) e Rodolfo Costa e Silva (PSDB).

"Os municípios da RMSP produzem 25 mil toneladas/dia de lixo, somente a Capital responde por 12 mil toneladas/dia", afirma Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa. "Quando os aterros estiverem com sua capacidade esgotada, teremos dificuldades de dar uma destinação adequada a esse grande volume de lixo". Para o deputado, a preocupação aumenta na medida em que "os atuais aterros sanitários estão com sua vida útil se encerrando, existindo grande dificuldade de obtenção de novas áreas, sem levar em conta ainda os problemas de licenciamento ambiental".

O 1º secretário da Assembléia observa que o Estado conta com uma política estadual de resíduos, fruto de um amplo debate na Assembléia, que envolveu vários agentes da sociedade civil organizada. Segundo ele, os instrumentos legais existem. "Falta, entretanto, uma articulação eficiente entre o poder público e a sociedade para alcançar melhor solução para esse problema", pondera o deputado.

"É esta a perspectiva do debate que pretendo realizar em 26/6 próximo", esclarece o deputado. "A Assembléia tem o papel de proporcionar à sociedade a oportunidade de debater temas que se relacionam com a busca de melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp