Convênio pode ampliar assistência a pacientes com câncer


17/05/2010 16:26

Compartilhar:


Diariamente, dezenas de pessoas percorrem longas distâncias para realizar tratamento contra o câncer em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em Santos, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) da Santa Casa de Misericórdia recebe pacientes do Vale do Ribeira e até da região do Vale do Paraíba para sessões de radioterapia.

Muitos pacientes chegam de madrugada em veículos cedidos por prefeituras, permanecendo praticamente o dia inteiro na cidade aguardando o horário de retornar para a casa. Sem locais públicos adequados, passam horas nas salas de espera dos hospitais. Um drama também enfrentado por familiares e amigos que os acompanham no tratamento, que pode demorar meses ou anos conforme o estágio da doença.

Para garantir mais dignidade no atendimento dessas pessoas, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) propôs a celebração de convênio entre o governo do Estado e às entidades que acolhem pacientes e acompanhantes. O parlamentar quer discutir, em audiência pública, o repasse de subvenção mensal às instituições, mediante a contrapartida de serviços não custeados pelo Poder Público, mas fundamentais para o sucesso do tratamento.

"São ações que atendem pessoas debilitadas pela doença e pelo desgaste da radioterapia e da quimioterapia. O convênio tem por finalidade dar uma retaguarda financeira a entidades que não se limitam a hospedar com conforto os pacientes e familiares, mas ajudá-los a enfrentar e vencer a luta contra o câncer", explicou o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp