Da Tribuna


18/05/2010 19:10

Compartilhar:


Tiro no pé



Olímpio Gomes (PDT) indignou-se com o governador e o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo por terem afastado dois comandantes da PM das suas áreas de atuação em razão de ocorrência que ainda está em apuração. O deputado questionou o fato de o atual governador vir à mídia dizendo que a polícia é despreparada. "O governador deu um tiro no próprio pé dizendo que a polícia do Serra é despreparada", afirmou Gomes. Segundo o parlamentar, houve um grande avanço na técnica e no preparo dos policiais militares de São Paulo, adequando seus quadros para uma realidade da população. (DB)



Medidas preventidas



Otoniel Lima (PRB) disse ter encaminhado moção ao governo federal, aos deputados federais e aos senadores para que estudem medidas que tornem mais rígida a legislação contra os que dirigem alcoolizados. De acordo com o deputado, a lei seca não é suficiente para combater essa prática que prejudica milhares de famílias diariamente. Para o parlamentar, rever o código penal e o Código Nacional de Trânsito são cruciais para contornar e resolver a situação no Estado de São Paulo. (NS)



Polícia prende, judiciário solta



Conte Lopes (PTB) informou que hoje já temos mais de 170 mil presos e pediu para que a população cobre do Poder Judiciário mais atenção com a segurança. "O Brasil é o único lugar do mundo onde o preso tem suas saidinhas", afirmou o deputado, referindo-se as saídas no Dia das Mães e Páscoa, entre outras datas comemorativas. Segundo o parlamentar, "em média 20 mil presos são liberados nessas datas e uns três mil não voltam, e continuam cometendo crimes". Lopes isentou a a polícia da responsabilidade pela criminalidade, afirmando que a instituição faz o trabalho correto, protegendo a sociedade, garantindo a segurança no Estado. (DB)



Restaurante Popular



Donisete Braga (PT) falou sobre a sua participação no lançamento do Restaurante Popular de Diadema na última sexta-feira, 14/5. O deputado parabenizou a iniciativa do prefeito do município, Mário Reali, destacando a importância da iniciativa. Braga comentou ainda a reunião na semana passada com o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial do Grande ABC, que contou com a presença de representantes dos sete municípios da região. Por fim, comentou a prestação de contas de seu mandato em 17/5, na Câmara Municipal de Mauá . (NS)



Barbárie



Beth Sahão (PT) aproveitou o dia 18/5, Dia Nacional de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes, para informar que há poucas semanas foi instalada na Casa a CPI da Pedofilia. "Se isso não for tratado, nós vamos nos deparar com casos como o de Luziânia (GO), onde o preso foi condenado e, quando saiu, continuou cometendo crimes de modo ainda mais intenso e mais hediondo do que o que ele havia cometido", afirmou a deputada. O Estado de São Paulo é o mais rico da nação, é o que menos denuncia casos de pedofilia e abuso. "A falta de política pública para cuidar desse tema é o que preocupa", conclui. (DB)



Criança e adolescente



Donisete Braga (PT) destacou a realização de ato, nesta terça-feira, 18/5, para marcar o Dia Nacional de combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes: "É um tema que não tem apenas a ver com o poder público, mas sobretudo com a sociedade civil, que deve participar ativamente denunciando a prática", afirmou. O parlamentar afimou ainda que apresentou um abaixo-assinado com cerca de 45 mil assinaturas com proposta para a criação de uma comissão permanente na Assembleia que discuta o tema criança e adolescente no Estado de São Paulo. A comissão, segundo ele, poderá dar vazão a muitas denúncias. (NS)



Direito igual para todos



"Se a Constituição Federal garante a todos os ocupantes de cargos públicos, inclusive aos que exercem cargo eletivo, o direito ao 13º salário, porque os prefeitos do nosso Estado não podem receber o benefício?", indagou o deputado Uebe Rezeck (PMDB). Segundo Rezeck, se os vereadores, deputado estaduais, federais, senadores e vereadores recebem, não há motivo para que os prefeitos não recebam. "Apresentei um Projeto de Emenda Constitucional para corrigir esta distorção, e não vejo razão para que alguns parlamentares sejam contra minha proposta. Vou continuar a defendê-la, por ser digna, justa e constitucional". (BA)



Em defesa da criança e do adolescente



O deputado José Bruno (DEM) parabenizou os deputados que participaram do ato pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por terem se mobilizado para que seja criada na Casa uma Comissão Permanente para tratar do problema. Bruno é favorável à comissão por entender que são necessárias ações que inibam a violência contra as crianças e adolescentes. "Apresentei uma indicação ao governador para que sejam instaladas delegacias específicas para tratar destes abusos. Precisamos de investimentos no setor, de profissionais especializados e de hospitais aparelhados para lidar com o problema". (BA)



Solidariedade



"Quero demonstrar minha solidariedade com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), na pessoa de sua diretora, Maria Isabel Noronha, que foi multado em R$7 mil por causa da greve dos professores. A culpa da greve é do governo estadual, que passou anos sem dar reajuste à categoria, o que provocou, nos últimos meses, greves também do Judiciário, dos policiais civis, da Saúde e de outros setores públicos. Me solidarizo ainda com os membros do Instituto Butantan, que perdeu seu valioso acervo por descaso do poder público", declarou Roberto Felício (PT). (BA)

alesp