Veto à nova denominação da Estação Ecológica de Jureia-Itatins


18/06/2010 16:47

Compartilhar:


A proposta apresentada por Maria Lúcia Prandi (PT) como forma de homenagear Ernesto Zwarg Júnior, um dos maiores ambientalistas do mundo no século 20 e fundamental para criação da Estação Ecológico Jureia-Itatins, foi vetada pelo governador Alberto Goldman.

A deputada recebeu com indignação a notícia do veto integral, exarado pelo chefe do Executivo paulista ao Projeto de Lei 855/2009, que acrescentaria o nome do ambientalista Ernesto Zwarg Júnior à denominação daquela estação ecológica. A homenagem póstuma foi proposta dias após o falecimento de Zwarg, em setembro do ano passado. A parlamentar já articula a derrubada do veto na Assembleia Legislativa.

A propositura recebeu parecer favorável, sem emendas, nas três comissões legislativas pelas quais tramitou " Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e Defesa do Meio Ambiente. No dia 12 de maio, recebeu o autógrafo do deputado Barros Munhoz e seguiu para o gabinete do governador. "Aguardávamos a sanção com grande expectativa. Lamentavelmente, Goldman apresentou veto integral. Não entendeu o alcance da homenagem àquele que foi um dos maiores ambientalistas do século 20", lastima Prandi.

"Em plena ditadura militar, Zwarg ousou desafiar o poder. Denunciou, organizou manifestações e não se intimidou com as ameaças que sofreu. Lutou junto com os caiçaras, indígenas, ambientalistas e todos aqueles que resolveram não se calar frente à violenta imposição da construção das usinas atômicas", relembra Prandi. "Ele não se calou até que o projeto foi finalmente arquivado e a estação ecológica criada, em 1986".



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp