Penápolis luta para salvar convênio com o Iamspe


02/07/2007 18:53

Compartilhar:


Técnicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) serão enviados para o município de Penápolis a fim de promover um levantamento dos principais problemas relacionados ao atendimento ao servidor, principalmente no tocante ao aumento da demanda que vem se verificando nos últimos meses e é motivo de preocupação dos gestores.

Foi o que garantiu o superintendente do Iamspe José Carlos de Oliveira nesta segunda-feira, 2/7, ao 1º secretário Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga, e uma comitiva do município de Penápolis que veio à capital especialmente para tratar do assunto.

Penápolis conta com cerca de 9 mil servidores públicos estaduais, entre ativos, inativos e agregados, que dependem dos serviços médicos da cidade, especialmente da Santa Casa local. Recentemente, a Unimed, empresa para a qual é terceirizado os serviços de urgência e emergência, suspendeu o convênio com o Iamspe devido ao aumento de demanda sem contrapartida no aumento do custeio.

"Estamos aqui em busca de parcerias já que nosso objetivo é melhorar o atendimento", disse o superintendente da Santa Casa, Roberto Martins Tarsiano, que fez uma explanação sobre os problemas.

Segundo ele, o Iamspe repassa mensalmente à Santa Casa um valor fixo de R$ 48 mil, o que tem sido insuficiente. Ele explicou que as cotas de exames também se esgotam em pouco tempo. "A demanda aumentou muito, principalmente porque os serviços melhoraram e temos atendido servidores de outros municípios da região", explicou o prefeito João Luiz.

O deputado Donisete Braga sugeriu uma reunião entre o superintendente do Iamspe e os deputados e se comprometeu a apresentar emendas ao Orçamento do Estado para melhorar a situação financeira do órgão. O déficit anual do Iamspe, segundo sua direção, chega a R$ 90 milhões.

A comitiva de Penápolis também contou com os vereadores José Santini e Roberto Calez e a representante dos servidores Leovani Simões Cantazini.

Donisete Braga recebeu também reclamações dos servidores de Piracicaba e Junqueirópolis. Nestes municípios, o Iamspe encerrou convênios com o Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba, e a Santa Casa de Junqueirópolis, prejudicando o atendimento aos servidores públicos estaduais.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp