Quedas de energia na baixada levam deputada a acionar ANEEL


07/06/2004 16:57

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está acionando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e cobrando explicações da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), para obter esclarecimentos sobre as sucessivas quedas no fornecimento de energia elétrica que vêm acontecendo na Baixada Santista. A parlamentar tomou a iniciativa após a repetição do problema nesta sexta-feira, 4/6. Há uma semana, no dia 28 de maio, quatro cidades da baixada já haviam ficado sem luz durante cerca de meia hora.

"O problema vem ocorrendo com freqüência, mas muitas pessoas não percebem, porque a interrupção acontece de madrugada ou pela manhã bem cedo, quando ainda dormem. Entretanto, um contingente enorme acaba prejudicado, porque sem luz os despertadores ligados à eletricidade se desregulam, ocasionando riscos de atrasos para chegar aos locais de trabalho ou estudo", frisa a deputada Prandi, ressaltando que as quedas vêm acontecendo praticamente todas as semanas.

No episódio de sete dias atrás, a justificativa foi de que teria havido falha na subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) da Baixada Santista. De acordo com informações divulgadas pela Imprensa, o problema teria afetado todas as linhas de interligação com a CTEEP. "Será que esta tem sido a causa de todos os cortes de fornecimento? Se for, por que não se faz um reparo definitivo no equipamento defeituoso? Caso contrário, o que vem gerando os repetidos apagões e o que está sendo feito para sanar estas falhas?", indaga a parlamentar.

Segundo Maria Lúcia, a interrupção desta sexta-feira aconteceu entre 6h30 e 7 h, durando cerca de 10 minutos. Conforme apurou a parlamentar, vários bairros de Santos foram atingidos pela queda no fornecimento, como José Menino, Gonzaga, Marapé, Campo Grande e Vila Belmiro. "Estas falhas rotineiras prejudicam uma parcela da população e as empresas responsáveis precisam tomar providências para evitar novos blecautes, por menos tempo que eles durem", acrescenta.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp